08/11/2024 12:56:54

Brasil
05/05/2021 20:00:00

Mato Grosso do Sul decreta Estado de Emergência Ambiental

Governo está adotando medidas para evitar queimadas no período de estiagem


Mato Grosso do Sul decreta Estado de Emergência Ambiental

O governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira (3) um decreto que declara Estado de Emergência Ambiental em todo o estado por 180 dias.

O decreto é de acordo com a medida adotada pelo Ministério do Meio Ambiente, permitindo que a gestão estadual contrate ou adquira bens ou serviços emergencialmente, além de responsabilizar autoridades administrativas que se isentar das obrigações. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o estado já estava se preparando para evitar incêndios florestais no período da seca, com base no ano anterior. “Durante a semana tivemos reuniões onde foram colocados os cenários para os próximos meses em relação às chuvas no Estado, que estão abaixo da média”, disse Verruck. 

Com o decreto os poderes das forças de segurança são ampliados para agir na prevenção, combate e salvamento de vítimas de incêndios florestais.

O secretário ainda declarou que o estado já tomou uma série de medidas preventivas, e vem recuperando mais de 240 pontes do Pantanal. “Tivemos a formação de mais 150 homens do Corpo de Bombeiros que vão atuar diretamente no combate aos incêndios florestais. Também na semana passada nós já estabelecemos o Programa de Combate ao Fogo no município de Corumbá, com participação da Prefeitura, Defesa Civil, Ministério Público. Ainda no mês passado nós já fizemos todo um trabalho nas unidades de conservação, agora temos guarnições do Corpo de Bombeiros permanentes nessas áreas. Fizemos o inventário de toda a infraestrutura disponível, tanto no Pantanal quanto aqui, no âmbito das indústrias florestais e de biocombustíveis.”

O Ministério do Meio Ambiente baixou portaria estabelecendo Estado de Emergência Ambiental em várias regiões do país a partir de abril. A medida vale para Mato Grosso do Sul de maio a dezembro.

Msn



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 85
Google News