Provável relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, que investigará a atuação e repasse de recursos do governo federal durante o período, o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), disse que está aberto para dialogar com o presidente Jair Bolsonaro e que o Planalto não precisa se preocupar com sua possível escolha para a relatoria.

Em entrevista a “Globo News”, nesta quinta-feira (22), o senador esclareceu que não recebeu nenhuma ligação do presidente, mas confirmou que Bolsonaro ligou para seu filho, o governador de Alagoas, Renan Calheiros, para falar sobre a CPI. Calheiros afirmou que o presidente “não precisa ter nenhuma preocupação”, pois “o inimigo da CPI é a pandemia”.

“Evidente que o presidente Bolsonaro tem uma relação administrativa com o governador de Alagoas. Eles conversam sempre por telefone. Do ponto de vista da CPI, nossa proposta é fazer uma investigação profunda, em busca da verdade. Não haverá nenhuma dificuldade em conversar com ninguém, inclusive com o presidente [Bolsonaro], se ele entender que é o caso. Ele não precisa ter nenhuma preocupação. O inimigo da CPI é a pandemia. Nós não vamos predefinir qualquer alvo da investigação", disse o senador.

Renan Calheiros também rebateu as críticas que têm sofrido nas redes sociais, de aliados do governo e políticos, que não o querem na condução das investigações da CPI da Covid. "A campanha para me desacreditar é evidente que vai continuar, mas não vai me abalar. [...] O governo deveria estar se preparando para demonstrar que não errou e não tem nesse morticínio. Se isso acontecer, será melhor do que essa guerra nas redes sociais", repeliu.

O emedebista afirmou que sua relatoria vai pautar pela “imparcialidade” se a investigação chegar a algum aliado seu e se comprometeu a passar o assunto para um sub-relator, para garantir a isenção. 

Calheiros também criticou a gestão do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que definiu como “horrorosa” e disse que o militar deve ser ouvido pela CPI no melhor momento. “O Brasil inteiro acompanhou o Pazuello. Foi um desempenho horroroso. Vamos apurar cada fase da sua presença, mas não quero predizer o que vai acontecer, nem em que momento”, completou Renan Calheiros.