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Economia
18/04/2021 22:00:00

Supermercados registram 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020


Supermercados registram 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020

O setor de supermercados registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020. O índice representa um total estimado de R$ 7,6 bilhões.

Os resultados fazem parte da  21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e apresentada nessa 6ª feira (16.abr.2021). Eis a íntegra (2 MB).

Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade em 2020, de acordo com a pesquisa, foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, e queijos.

O setor de supermercados registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020. O índice representa um total estimado de R$ 7,6 bilhões.

Os resultados fazem parte da  21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e apresentada nessa 6ª feira (16.abr.2021). Eis a íntegra (2 MB).

Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade em 2020, de acordo com a pesquisa, foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, e queijos.

A pesquisa foi feita com base nas informações de 228 redes de supermercados, que somam 3.576 lojas no Brasil. O faturamento bruto dessas empresas somou R$ 49,9 bilhões em 2020.

A Abras destacou que as principais causas para essas perdas foram:

  • quebra operacional: 47,9%;
  • furto externo: 16,0%;
  • erros de inventário: 10,2%;
  • erros administrativos: 9,5%;
  • furto interno: 7,4%.

As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) entre os perecíveis foram:

  • frutas, legumes e verduras: 5,25%;
  • rotisseria e comidas prontas: 4,32%;
  • padaria e confeitaria: 2,74%.

Entre os não perecíveis foram:

  • bazar: 1,77%;
  • têxtil 1,04%;
  • higiene e perfumaria: 0,82%.

Do total de lojas que participaram da pesquisa, 72% possuem área de prevenção de perdas, ante 71% no ano anterior.

A falta de justificativa para o investimento e o alto custo de manutenção foram citados pelos supermercados como principais fatores da ausência de uma área de prevenção de perdas na empresa.

VENDAS EM SUPERMERCADOS

A Abras divulgou, na última 4ª feira (14.abr.2021) que as vendas em supermercados tiveram alta de 5,18% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2020. Em janeiro, o crescimento registrado tinha sido de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Eis a íntegra dos dados de fevereiro (1 MB).

Esse mês de fevereiro foi mais difícil para todos em função do fim do auxílio emergencial”, disse Marcio Milan, vice-presidente administrativo da Abras em evento para apresentar os resultados.

Ele ainda destacou o cancelamento do carnaval como outro fator que ajudou a desacelerar o setor.

Os próximos meses de março e abril vão dar a gente uma condição melhor para olharmos esse momento e termos a tendência”, declarou Milan.

O auxílio emergencial voltou a ser pago em abril, mas em valor inferior ao de 2020. Pelo novo desenho, o governo vai pagar 4 parcelas –de R$ 150 a R$ 375– a 45,6 milhões de pessoas.

Msn



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