O setor de supermercados registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020. O índice representa um total estimado de R$ 7,6 bilhões.
Os resultados fazem parte da 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e apresentada nessa 6ª feira (16.abr.2021). Eis a íntegra (2 MB).
Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade em 2020, de acordo com a pesquisa, foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, e queijos.
O setor de supermercados registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020. O índice representa um total estimado de R$ 7,6 bilhões.
Os resultados fazem parte da 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e apresentada nessa 6ª feira (16.abr.2021). Eis a íntegra (2 MB).
Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade em 2020, de acordo com a pesquisa, foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, e queijos.
A pesquisa foi feita com base nas informações de 228 redes de supermercados, que somam 3.576 lojas no Brasil. O faturamento bruto dessas empresas somou R$ 49,9 bilhões em 2020.
A Abras destacou que as principais causas para essas perdas foram:
As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) entre os perecíveis foram:
Entre os não perecíveis foram:
Do total de lojas que participaram da pesquisa, 72% possuem área de prevenção de perdas, ante 71% no ano anterior.
A falta de justificativa para o investimento e o alto custo de manutenção foram citados pelos supermercados como principais fatores da ausência de uma área de prevenção de perdas na empresa.
A Abras divulgou, na última 4ª feira (14.abr.2021) que as vendas em supermercados tiveram alta de 5,18% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2020. Em janeiro, o crescimento registrado tinha sido de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Eis a íntegra dos dados de fevereiro (1 MB).
“Esse mês de fevereiro foi mais difícil para todos em função do fim do auxílio emergencial”, disse Marcio Milan, vice-presidente administrativo da Abras em evento para apresentar os resultados.
Ele ainda destacou o cancelamento do carnaval como outro fator que ajudou a desacelerar o setor.
“Os próximos meses de março e abril vão dar a gente uma condição melhor para olharmos esse momento e termos a tendência”, declarou Milan.
O auxílio emergencial voltou a ser pago em abril, mas em valor inferior ao de 2020. Pelo novo desenho, o governo vai pagar 4 parcelas –de R$ 150 a R$ 375– a 45,6 milhões de pessoas.
Msn