Em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta de Alagoas, o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Henrique Mendonça, informou que as chuvas fortes devem continuar durante essa semana em Alagoas. A tendência para esta quarta-feira (12) é de momentos de chuva intercalando com momentos secos. Na quarta-feira (14), as chuvas podem voltar de maneira bastante significativa.
A sala de alerta do órgão registrou um volume de 260 milímetros somente nas últimas 48h, o equivalente a 55 milímetros a mais que o esperado para todo o mês de abril.
"Foi bastante chuva, principalmente na parte alta de Maceió. Comparado com o mês de abril, é cerca de 205 mm durante todo o mês. Em apenas dois dias, choveu 260 mm em bairros da parte alta da cidade", disse o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça.
Até o momento, os principais rios e lagoas do Estado de Alagoas não apresentam risco de transbordamento. A Sala de Alerta segue com o monitoramento e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
Por causa das chuvas, a Defesa Civil de Maceió registrou 145 ocorrências no fim de semana. Desse total, 25 ocorrências foram registradas por deslizamentos e outras 37 por alagamento ou inundações em diversos pontos da capital.
A razão pelo volume de chuva acima da média, ainda segundo o meteorologista, é a associação do sistema cavado - sistema meteorológico que traz instabilidade para a costa leste do nordeste - e a pertubação do campo dos alisos, chamados de disturbios ondulatórios de leste, que surge na costa da África, atravessa todo o Atlântico e chega até a costa do Nordeste. Esses dois fatores juntos, desde sexta-feira, trouxeram instabilidade e, consequentemente, chuvas, principalmente no litoral do estado.
Jornal de Alagoas