O Congresso Nacional está mirando candidatos para assumir o Ministério das Relações Exteriores, em substituição do atual ministro Ernesto Araújo, que tem dificultado uma melhor interlocução do Brasil no cenário mundial. Os nomes cotados até agora são do senador Fernando Collor (PROS-AL) e, também, de seu colega de Casa, Antonio Anastasia (PSD-MG). A informação foi divulgada pela jornalista Andréia Sadi, em seu blog no G1.
De acordo com a jornalista, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem conversado com integrantes da embaixada chinesa, parlamento americano e empresários brasileiros, que veem com preocupação as articulações do ministro atual.
A proposta é aproveitar a saída de Eduardo Pazuello (Saúde) para mirar na saíde de Araújo e, então, estabelecer uma boa política de relacionamento com a China e os Estados Unidos nas negociações de vacina e insumos.
A jornalista revela, também que parlamentares já haviam levado o recado ao Palácio do Planalto e voltaram à carga nesta semana, inclusive, com o apoio de militares e políticos que trabalham no governo.