Atrair e desenvolver talentos estão entre as vantagens da contratação de jovens aprendizes pelas empresas. Em Alagoas, os empresários contam com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) – para encontrar, selecionar e qualificar estes jovens.
Com a consultoria do IEL, a empresa vai além do cumprimento da Lei da Aprendizagem (Nº. 10.097/2000). “A forma como construímos nosso relacionamento com as empresas desde o início, da orientação e apoio no cumprimento da legislação à estruturação de cada encontro com os jovens, realmente, é especial”, diz a coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreiras do IEL/AL, Thayse Ferro.
E não é apenas no recrutamento e seleção dos jovens que o IEL ajuda as empresas a desenvolverem talentos. Thayse Ferro revela que o Instituto qualifica os jovens usando ferramentas de criatividade e na inovação.
O estudante, afirma, aprende novas habilidades na prática, seja nos momentos na empresa quanto na sala de aula, uma vez que o IEL utiliza cases empresariais como exemplos. “Nossa maneira inovadora de pensar o mundo nos faz utilizar metodologias ativas de aprendizagem e técnicas de resolução de problemas e desenvolvimento de liderança”, ressalta a coordenadora.
De acordo com Thayse Ferro, para tornar o conhecimento aplicável nas empresas, o IEL conta com professores especialistas nas temáticas, alem de acompanhar o desempenho dos jovens. “Não podemos esquecer o nosso projeto ‘40 Dias na Pegada de Inovação’, que busca soluções para os problemas empresariais, utilizando ferramentas de inovação”, acrescenta.
Os interessados podem acessar o site www.ielal.com.br ou acessar o instagram (@ielaloficial). Para jovens, o envio de currículos pode ser feito para a o email jovemaprendiziel@ielal.com.br.