O presidente do Banco do Brasil, André Brandão, entregou o cargo oficialmente, na noite desta quinta-feira. Ele estava sendo pressionado a deixar o cargo desde que anunciou uma reestruturação no BB. Ele deixará a posição até 1º de abril. O novo nome será indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.
"O Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. André Guilherme Brandão entregou, nesta data, ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, e ao Ilmo. Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Hélio Lima Magalhães pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de 01 de abril de 2021", diz texto divulgado pelo BB.
No mês passado, Brandão já havia indicado a interlocutores que deixaria o cargo, no fim de fevereiro. Ele esperou para deixar o cargo a espera de uma manifestação pública de apoio por parte de Guedes ou de outro integrante do governo.
Como isso não aconteceu e Bolsonaro já tinha deixado claro a intenção de substituir, Brandão chegou a concluão que sua saída era questão de tempo. Ele alegou a interlocutores que não queria ser um "presidente provisório".