17/06/2024 13:45:54

16/07/2007 00:00:00

Política


Política

O secretário de Estado do Trabalho, Régis Cavalcante, reuniu-se recentemente com o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Lessa, quando discutiram formas de viabilização de apoio do governo federal para a geração de ocupação, emprego e renda para os alagoanos. Também foi ressaltado o fato de o Estado sediar, no mês de setembro, o Fórum Nacional de Secretários do Trabalho.

 

Durante o encontro, ocorrido na sede da Secretaria do Trabalho - na oportunidade de visita do secretário nacional a Alagoas -, quando perguntado se o ministério teria algum recurso pretendido por Alagoas, Ronaldo Lessa disse que encaminhará parceria para liberação de mais de R$ 1 milhão para o Estado. “Vamos fazer parceria com a secretaria do Trabalho”, observou. “Da minha parte já está liberado, já é definitivo, é só questão de dias e esse recurso estará à disposição de Alagoas”, disse.

 

Inclusão - “Sem trabalho não há inclusão social”, afirmou Régis Cavalcante, ao ressaltar a importância da visita, ele que recentemente esteve em Brasília para discutir os possíveis investimentos do MTE em Alagoas, oportunidade em que convidou o secretário nacional para vir ao Estado. O secretário de Estado falou da satisfação pelo atendimento e de que espera continuar contando com o apoio de Brasília, e chamou a atenção para a necessidade de que outros projetos sejam viabilizados.

 

“Nós teremos uma participação efetiva aqui no Estado. Além disso, outras hipóteses de contribuição com convênios, programas, qualificação, tudo o que na verdade hoje está à disposição do Ministério para atuar nos Estados. Vamos fazer com que o MTE esteja mais presente, que possa trabalhar mais em parceria com o nosso Estado”, afirmou o secretário nacional.  

 

Cidadania - A diretora de Qualificação Social e Profissional, Rita Romeiro, falou que a secretaria estará em atividades com o Projeto Ação Integrada de Cidadania, especificamente o Informóvel, que conta com o apoio do MTE. “O Informóvel é uma carreta toda equipada com quatro computadores de última geração que irá levar ações de cidadania para a capital e interior, direcionadas a quem precisa”, disse. “A população poderá ser beneficiada com qualificação social e profissional, carteira do trabalho, CPF, RG, e inclusive dar entrada no seguro-desemprego, principalmente nos lugares onde não existem postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE)”, afirmou. 

 

Rita ressaltou que o objetivo é oferecer cidadania inserindo as pessoas no mercado de trabalho. “Essa é a proposta da nova gestão de Regis, preocupada com o deslocamento das pessoas que moram em cidades distantes, que não têm acesso a esse tipo de ação”. O Projeto Ação Integrada de Cidadania envolve todas as secretarias de Estado, e teve seu início na Semana do Trabalho, ocorrida de 24 a 27 de abril, na Escola Estadual Professor Benedito de Moraes, beneficiando mais de 3.600 pessoas com cursos de qualificação social e profissional, dentre outras ações.

 

Com a efetivação do projeto “Informóvel” a Secretaria do Trabalho desenvolverá junto aos parceiros, em todo o Estado, condições para que as pessoas exerçam sua cidadania, possibilitando a entrada no mercado de trabalho. “A documentação é a referência de cada indivíduo, é a porta de entrada para o mercado de trabalho”, afirmou Rita Romeiro. “Não se tem acesso ao mercado de trabalho sem documentos e qualificação”, alertou.     

  

Juventude - Outro projeto que a secretaria do Trabalho está discutindo é o Juventude Cidadã, destinado a qualificar jovens com idade entre 16 e 24 anos para o mercado de trabalho. O Juventude Cidadã é uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho. O Projeto Juventude Cidadã pretende contribuir para ampliar as oportunidades de qualificação, expandindo as possibilidades de inserção e permanência dos jovens no mundo do trabalho.

 

Os recursos serão enviados pelo Governo Federal, especificamente pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de programas de desenvolvimento econômico.    

 
Fonte - Agência Alagoas


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 368
Notícias Agora
Google News