22/09/2024 14:28:32

Educação
18/01/2021 03:00:00

Enem: Estudantes alagoanos relatam dificuldades durante a preparação para as provas


Enem: Estudantes alagoanos relatam dificuldades durante a preparação para as provas

Mesmo em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus e inúmeros pedidos de adiamento, o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá neste domingo (17). Durante todo esse tempo de preparação -- até o dia da prova -- estudantes alagoanos enfrentaram algumas dificuldades, visto que, sem aulas presenciais, a única saída era o meio online. Além disso, adaptar-se a uma nova rotina não foi fácil.

O Cada Minuto ouviu alguns estudantes que vão fazer a prova neste domingo e que contaram um pouco dessas dificuldades.

O estudante Lucas Lessa pretende estudar medicina na Universidade e aponta que a principal dificuldade enfrentada para se preparar para o Enem durante a pandemia foi a necessidade de adaptação ao modo de ensino à distância e manter os conteúdos diversos em dia pelas mídias digitais.

“Toda a rotina precisou ser repensada para adaptar ao EaD, antes se pensava no deslocamento para chegar até a aula, agora esse mesmo tempo pode ser usado de outra forma, seja pra descansar ou mesmo produzir”, afirma.

Ele lembra que outro desafio enfrentado é a mudança de hábitos. “Estudar em casa requer muito mais dedicação, agora faço meu próprio horário e preciso cumpri-lo o que deixa tudo mais frustrante. Por vezes atrasava uma aula ou conteúdo e me via virando a madrugada estudando, adquirindo hábitos noturnos e dormindo menos”, explica.

Para a aluna Vivian Santos, o isolamento social mudou completamente a rotina de preparação para o Enem.

“Anteriormente, eu me preocupava muito em ver aulas longas, na tentativa de receber o conteúdo como uma esponja. Com o estudo à distância, eu descobri que avanço com mais facilidade na maioria das matérias ao estudar sozinha e com aulas mais curtas. Precisei intensificar ainda mais o meu senso de responsabilidade, tarefa que se mostrou desgastante, já que essa trajetória depende muito mais do meu comprometimento e da autoavaliação crítica”, conta Vívian.

Ela explica que, com a pandemia, aprendeu novas maneiras de estudar. “A ansiedade do pré-vestibular intensificada pelo cenário caótico da pandemia, principalmente com o posicionamento do governo, e a desconexão com pessoas queridas. Apesar de tudo, o isolamento social apresentou para mim novas formas de estudar com as quais me identifiquei”, diz.

Já para o estudante Pedro Miguel, a principal preocupação é se os protocolos de higiene serão cumpridos no dia da prova.

“Estou bem nervoso para o dia do Enem, estou com medo de ficar em uma sala cheia de pessoas por causa do coronavírus, estou bem ansioso porque não sei se as outras pessoas vão seguir os protocolos”, conta.

O estudante afirma que ter disciplina foi o fator mais importante para conseguir manter os estudos. “

A chave para estudar a distância é criar disciplina e entender que tenho que ter meus horários e tratar com mais responsabilidade do que antes. Eu tive que criar uma rotina nova. Foi bem difícil colocar toda essa pressão em cima de mim porque como todas as aulas são online, as aulas ficam gravadas, eu ficava adiando para assistir e em alguns momentos acabava acumulando muitas aulas e tinha que assistir várias aulas em um dia, coisa que não acontecia antes”, afirma.

 Cada Minuto



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 13
Google News