17/06/2024 16:42:26

15/07/2007 00:00:00

Alagoas


Alagoas

Davi Soares
Repórter


Uma decisão da Justiça Federal impediu, em 12 de fevereiro do ano passado, que a Marinha do Brasil vendesse a área do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) para o Estado, que pretendia negociar o terreno para a construção de um megaresort turístico no valor de R$ 152 milhões. Sem reforma há vários anos, o prédio põe em risco a vida de funcionários e usuários.
Escoras improvisadas de madeira sustentam há cerca de cinco anos um dos arquivos do órgão e cavalos passeiam soltos na área destinada à realização de exames de condutores.
###
Área seria usada para construir resort
Localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, o local onde funciona o Detran mede 286.288 m², tem área construída de 13.900 m², onde funcionou no início da década de 50 a Escola de Aprendizes-Marinheiros e posteriormente foi o Campus de Tamandaré, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mas não foi somente o conjunto arquitetônico histórico que atraiu o interesse de investidores estrangeiros para a criação de um megaresort na área.
O Pontal da Barra possui belezas naturais que enchem os olhos de quem passa pela ponte Divaldo Suruagy, com destino às praias do Litoral Sul alagoano.

Pressão popular impediu “Cadeião”
Em pouco mais de um mês depois da tentativa frustrada de disponibilizar a área para os investidores estrangeiros, o governo decidiu destinar o prédio do Detran para uma função que fugia totalmente das funções já realizadas na área, com exceção da presença da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que agride o meio ambiente com seu “cemitério” de automóveis. Uma Casa de Custódia, o “Cadeião”, começou a ser construída no prédio e consumiu R$ 150 mil até o governo desistir de sua conclusão, por conta da pressão popular.

Servidores entram em greve na 5ª
A falta de condições de trabalho e os reajustes concedidos para trabalhadores comissionados por meio da Lei Delegada nº 43, de 28 de junho deste ano, motivaram a decisão da categoria pela greve, que deve começar na próxima quinta-feira (19).
“A diminuição dos cargos de comissão anunciada no início de governo de Teotonio Vilela Filho como estratégia para superar a crise financeira parece ter chegado ao Detran de forma equivocada. Reduziram a quantidade de cargos comissionados, mas aumentaram as despesas com eles”, disse o presidente do sindicato da categoria, Abílio Gomes.

Fonte - Jornal Gazeta de Alagoas



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 368
Notícias Agora
Google News