21/09/2024 22:30:46

Municípios
04/06/2020 09:00:00

Colapso na saúde de Arapiraca: 98% dos leitos estão ocupados


Colapso na saúde de Arapiraca: 98% dos leitos estão ocupados

Segunda maior cidade de Alagoas, a ‘capital do agreste’ está com sua rede hospitalar em colapso ou sobrecarga. De acordo com o boletim de ocupação de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), com dados atualizados na noite desta terça-feira (2) em algumas unidades já não existem mais vagas para internação de pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

Ao todo, Arapiraca conta com 127 leitos exclusivos para Covid-19 distribuídos entre a Unidade de Emergência do Agreste, o Hospital Djacy Barbosa e o Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho. Desses, 34 são leitos de UTI – dos quais 29 já estão ocupados, representando 85% de ocupação – e 93 são leitos clínicos, dos quais 91 já estão ocupados, o equivalente a 98% de ocupação.

Na Unidade de Emergência do Agreste, a situação é mais grave. A U.E tem 40 leitos clínicos para Covid-19, mas 42 estão ocupados, o que representa 10%. Em todo o município são 93 leitos clínicos disponíveis, dos quais 91 ou 98% estão ocupados, segundo a Sesau-AL.

O alto índice de ocupação dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para os pacientes em tratamento de Covid-19 em Arapiraca, segundo a Secretaria de Saúde de Alagoas, é um dos reflexos do descumprimento do isolamento social na segunda cidade mais populosa do Estado.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, destacou em coletiva de imprensa nessa segunda-feira que o Estado já está providenciando a estruturação da central de triagem e do hospital de campanha, com 60 leitos clínicos, no município. “Na quarta-feira começaremos a estruturação da central de triagem e estamos finalizando o processo para dar início à estruturação do hospital de campanha”, disse.

Sem lockdown

Diante do aumento de casos de Covid-19 , o lockdown ou bloqueio total foi recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste para Arapiraca. Em entrevista coletiva, nesta terça-feira (2), Alexandre Ayres não considerou que a medida seja necessária. Para o secretário, o mais importante é a conscientização da população, ampliação da fiscalização e de leitos.

“A recomendação de lockdown deve trazer uma resolutividade e uma efetividade. Não adianta a gente apenas atender uma recomendação, sem fazer ela ser cumprida. É mais importante que a gente tenha a conscientização da população, e amplie a fiscalização, independente do nome dado. A gente não precisa efetivar o lockdown para fazer cumprir os decretos governamentais, o que a gente precisa também em paralelo á ampliar a assistência , a gente precisa reforçar a assistência em Arapiraca, e assim estamos fazendo, amanhã a gente inicia a montagem da Central de Triagem, e nos próximos dias vamos iniciar o Hospital de Campanha, ampliado o número de leitos", afirmou Ayres

Casos confirmados

De acordo como boletim epidemiológico da Sesau-AL desta terça-feira (2), Arapiraca tem agora 491 casos confirmados e 16 óbitos por Covid-19. Os números divulgados pela prefeitura de Arapiraca, no entanto, são maiores.

Segundo a Secretaria de Saúde de Arapiraca, os números de casos confirmados e suspeitos estão aumentando consideravelmente. “Temos 658 confirmados e 996 suspeitos, além de mais três óbitos, somando 30 confirmados e 17 em investigação. Mais do que antes, é necessário que todos redobrem os cuidados e respeitem o decreto para que possamos diminuir o contágio”, diz texto publicado no Instagram da prefeitura do município.

Jornal de Alagoas



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 12
Google News