21/09/2024 20:09:43

Municípios
28/04/2020 09:00:00

Covid-19 explode em Murici; incidência é igual a Maceió


Covid-19 explode em Murici; incidência é igual a Maceió

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL) divulgou, o Informe Epidemiológico 51 sobre a Covid-19 em Alagoas. Até o fechamento do relatório, às 14h desse domingo (26), eram 560 casos confirmados do novo coronavírus em todo Estado e 32 óbitos. Maceió segue como epicentro da pandemia no Estado, com 472 casos confirmados e 20 óbitos.

Um levantamento realizado pelo Jornal de Alagoas aponta que a taxa de incidência da Covid-19 na capital alagoana é 46 casos a cada 100 mil habitantes. Situado na zona da mata alagoana, o município de Murici, com pouco mais de 28 mil habitantes, aparece em segundo lugar com 13 casos confirmados da doença.

Proporcionalmente, Murici tem agora a mesma incidência do novo coronavírus que Maceió, com uma taxa também 46 casos por mil (o cálculo é feito dividindo o número de casos pela população e e depois multiplica-se por 100 mil).

Apenas outras duas cidades de Alagoas, segundo o Informe Epidemiológico 51 tinham, até esse domingo 10 casos ou mais de Covid-19: Marechal Deodoro com 12 casos e taxa de 23 por 100 mil e Rio Largo com 10 casos e taxa de 13 por 100 mil.

A ‘explosão’ de casos em Murici se deu nos últimos três dias. Até o dia 23 de abril, eram apenas 2 casos confirmados, subindo para 3 casos no dia 24, para 7 casos no dia 25 e para 13 casos no domingo 26. Um aumento de mais de 500% no período.

Murici, apesar da explosão de casos, está em regime de isolamento social. O comércio e as repartições públicas estão fechados e a cidade ainda conta com barreiras sanitárias nos principais acessos. 

Testando

Entre os casos confirmados de Covid-19 em Murici estão políticos conhecidos em Alagoas, a exemplo do ex-prefeito e tio do governador Renan Filho, Remi Calheiros, do atual prefeito e da primeira-dama do município, Olavo Neto e Ana Zélia e ‘vários políticos’ da cidade.

Renan Filho, embora seja natural de Murici e tenha testado positivo para Covid-19 não entra para as estatísticas da cidade. O governador reside em Maceió e engrossa o indicador da doença na capital.

Olavo Neto usou seu perfil no Instagram na tarde desse sábado (25), para comunicar que contraiu o novo coronavírus: "Há alguns dias, Ana e eu começamos a apresentar alguns sintomas relacionados à covid. Nós fizemos os testes e os resultados deram positivo para covid-19. Nós estamos em casa, estamos bem e seguindo rigorosamente todas as orientações dos médicos. Também estamos nos apoiando na nossa fé e quero agradecer todas as mensagens de carinho que recebemos. E prestar ainda a nossa solidariedade às pessoas que tem algum parente, amigo ou uma pessoa muito especial que está nesse momento acometida pelo vírus”, disse Olavo Neto num stories no Instagram.

Avançando no interior

A Covid-19 continua avanço pelo interior de Alagoas. Nesse domingo, mais duas cidades registraram casos do novo coronavírus no Estado: Matriz de Camaragibe e Atalaia, cada uma com um caso.

Agora são 30 municípios alagoanos com casos confirmados da doença, a maioria na grande Maceió, no litoral norte e zona da mata, mas já existem também casos confirmados em cidades do agreste e sertão.

Segundo o Informe Epidemiológico do Sesau/Al as cidades com casos confirmados de Covid-19 em Alagoas são: Anadia 1; Arapiraca 4; Atalaia 1; Boca da Mata 1; Barra de Santo Antônio 1; Capela 1; Delmiro Gouveia 1; Ibateguara 1; Limoeiro de Anadia 1; Maceió 472; Maragogi 2; Marechal Deodoro 12; Maribondo 2; Matriz do Camaragibe 1; Murici 13; Olho D’Água das Flores 1; Palmeira dos Índios 6; Paripueira 1; Piaçabuçu 2; Pilar 3; Porto Calvo 1; Porto Real do Colégio 1; Rio Largo 10; Santa Luzia do Norte 1; São Miguel dos Campos 1; São Miguel dos Milagres 1; São Sebastião 1; Satuba 5; União Dos Palmares 1; Viçosa 1;

Jornal de Alagoas



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 12
Google News