21/09/2024 19:44:01

Educação
13/04/2020 21:00:00

ENEM: Alunos de Alagoas se preparam para as provas estudando pela internet


ENEM: Alunos de Alagoas se preparam para as provas estudando pela internet

Apesar do estado de pandemia em decorrência da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), e das recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá normalmente esse ano. Com medo, insegurança e ansiedade muitos jovens alagoanos se preparam para as provas usando a internet como auxílio para o estudo.

O estado que o mundo se encontra é preocupante e merece atenção, mas, segundo o proprietário de um cursinho em Maceió e professor de isolada, Daniel Camerino, é bom relembrar que o dia da prova está chegando e não se pode perder o foco. "O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, e se ele está chegando não adianta relaxar e esquecer os estudos. O candidato precisa permanecer focado e com horários de estudo. É necessário se criar esquemas de estudo, uma nova rotina e disciplina. Até porque, os vestibulares que acontecem no meio do ano provavelmente vão acontecer normalmente após a quarentena", contou o professor.

 

O professor, que dá aula isolada de matemática, encontrou na internet - que antes era apenas para distração- uma forma de passar conhecimento para os alunos e os preparar para o grande dia. "Estou com plataforma digital, com vídeos aulas nela, além de simulados diários e duas salas virtuais com aula ao vivo, cada uma no seu horário. Nosso plantão de dúvidas, que vai das 8h da manhã até às 22h, funciona tanto pelo Whatsapp quando pelas salas virtuais. Estou ajudando eles também com aprofundamentos nos assuntos, desde a base. Estamos fazendo revisões também nos sábados à noite, das 19h até 22:30h", disse Daniel Camerino.

As aulas ganham a atenção dos alunos que pretendem fazer a prova este ano, chegando a ter 900 estudantes, dos 1.200 alunos do professor, assistindo as lives durante a semana. Ele conta também que os sábados de revisão são bastante procurados entre seus estudantes, chegando a ter de 300 a 400 espectadores nas suas transmissões ao vivo.

Daniel reforça também que cabe ao professor criar métodos que consigam prender a atenção do aluno, porque muitos não estão acostumados a estudar com tamanha imersão digital e podem acabar por não tirar proveito suficiente disso. "Nosso objetivo é deixar a aula o mais próximo presencial", explicou o professor.

ALUNOS 

Computador, tablet, celular e outros meios da tecnologia ajudam estudantes

FOTO: REPRODUÇÃO

Sendo a parte mais afetada dessa equação, os alunos encontram na realidade atual um novo desafio de aprendizado mas dizem que o método de estudo em casa tem sido eficiente, como é o caso de Beatriz Magalhães, que pretende passar em medicina esse ano, e para isso tem optado pelos métodos de ensino online. 

 

"No começo a adaptação foi mais difícil, claro, porque estávamos acostumados a ter aula presencialmente, então mudar assim é um choque. Nós já tínhamos aula online no cursinho mas não eram com tanta frequência, então quando houve essa situação com o coronavírus começou uma maior procura por elas. Hoje em dia já estou acostumada, mas para quem não está é difícil, porque o ambiente doméstico também influencia muito para o maior rendimento do aluno", relatou a estudante.

Ela conta também que, através das aulas online a praticidade aumenta, podendo fazer simulados da prova diariamente, conseguindo assim se preparar da melhor forma possível, principalmente no que tange ao controle de horário para realização do Enem, que é um dos maiores problemas enfrentados pelos concorrentes. 

Para Anna Luiza Braga, aluna de cursinho, que também deseja passar em medicina e mora no município de Arapiraca, as aulas online se tornam uma alívio, porque ela consegue permanecer em sua cidade e estudar ao mesmo tempo. Ela conta também que acredita que essa forma de ensino tende a permanecer mesmo após o fim da quarentena, pela praticidade que dispõe.

"Estudar através da internet é uma ótima ideia para quem mora no interior e não pode se mudar para a capital. Assistir através da plataforma online é uma boa maneira de aprender e não tem diferença da aula presencial, porque eles dão o mesmo auxílio, tanto presencial quanto online?, disse a estudante.

Outros estudantes, no entanto, estão tendo dificuldades em lidar com o novo momento e modelo de estudo, que está afetando até mesmo o psicológico, como é o caso de Thaynná Araújo, que está estudando em casa por conta própria, através de vídeo aulas no YouTube e grupos de estudo em aplicativos de conversa.

"Assim como aconteceu comigo,várias pessoas já relataram isso. Essa pandemia trouxe um turbilhão de sensações, esse caos mexe muito com o psicólogo. Essa incerteza e ansiedade de quando tudo irá acabar, de quando nos iremos viver normalmente, e ainda tem o fato que ficar trancado em casa por muito tempo, isso tudo é fato que afeta o psicológico. Fica muito difícil se concentrar na aulas, já não tem mais o mesmo ânimo de estudar, e as crises de ansiedade acabam se desencadeando com toda essa incerteza", disse a jovem, que também pretende cursar medicina.

Já José Vinícius, que mora no município de Rio Largo, e pretende cursar engenharia civil, conta que estuda sozinho através de vídeo aulas. O jovem reforça ainda sua indignação com o Governo Federal que, segundo ele, não olha pelos jovens que não tem condições de pagar cursinhos online e diz que poderiam ser disponibilizados cursos preparatórios gratuitos para essa parte da população.

A PROVA

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são divididas em dois fins de semana, tendo esse ano o diferencial das provas digitais. A aplicação das provas digitais será nos domingos (11) e (18) de outubro e as tradicionais nos domingos (1) e (8) de novembro. O Enem é a chance que muitos estudantes têm para entrar em uma universidade, através dos programas Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Financiamento Estudantil (Fies).

Gazetaweb



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 12
Google News