21/09/2024 19:59:40

Opinião
06/04/2020 09:15:00

Sobre a fé, Cristo e a hipocrisia.


Sobre a fé, Cristo e a hipocrisia.

Eduardo Tavares

Meus queridos amigos, Ontem celebramos o Domingo de Ramos. Os festejos comemoram a entrada triunfal de Jesus, o Salvador, em Jerusalém. Este evento da vida  do Cristo é mencionado nos quatro evangelhos canônicos.Começamos, neste domingo,  a Semana Santa e reviveremos o Nascimento, a Morte e a Ressureição de Cristo, filho de Deus e de Maria, nossa Mãe. Jesus é Deus. E Deus É. Não se explica, me ensinou um colega recentemente.
É enorme a devoção da cristandade. Seja pobre, seja rico, enfim, todos nós, Cristãos, nos  sentimos contagiados por essa epifania popular,  que toma conta da sociedade, sobretudo nesses períodos santificados. Alguns leem textos sagrados, outros adoram as imagens, outros se imaginam convivas nas Bodas de Caná.
São João Damasceno ja dizia: o que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados. É imensurável o magnetismo de Jesus sobre  considerável parcela da humanidade. E isso pode ser verificado não só na Semana Santa, mas no Natal e em outras datas do calendário cristão.
É lógico que é preciso que tenhamos fé. Devemos, pois,  carregar sempre conosco a esperança ( do verbo "esperançar"),  de que dia melhores virão.
Sem um farol que nos guie, nesse mundo de incertezas, o que seria de nós? Esse Farol é Deus. Jesus, para mim, assim como para tantas centenas de milhares de pessoas,  é o caminho. É vida. É a salvação.
O que me deixa intrigado, penso aqui com meus botões, é a observação de que é nessas datas que mais impera a hipocrisia. E quanta hipocrisia, não? A falsidade fica à solta, enquanto a maldade nos acerca.
Pessoas desejam maravilhas aos outros, demonstram familiaridade com a fé cristã, que, na  verdade, nunca a tiveram.
Políticos viram carolas. Operadores do mal falam sobre Deus com a desenvoltura de um sacerdote. Utilizam textos da internet e procuram comover, com suas falsas e vazias palavras, digamos assim,  as suas "ovelhas".
Bastam tais publicações e tome maledicências, tome mentiras, tome jogo sujo e tudo mais. Vale a lei da esperteza. Cada um que defenda, eticamente ou não, os seus interesses, legítimos, mas, muitas vezes, espúrios.
Isso é HIPOCRISIA. E, em época de eleições, sobretudo, não nos devemos deixar cair no "conto do vigário".
Na verdade, para muitos, a lembrança de Deus só ocorre, sem nenhuma fé, porque é charmoso ser crente! É bom demonstrar preocupação com o próximo: afinal, a "solidariedade" ajuda na construção de uma imagem, boa e aparentemente verdadeira. Não sabem eles que a compaixão e a caridade, valores tão intrinsecamente cristãos, têm uma santa ojeriza à vaidade e à soberba.
Basta analisar o histórico de vida desses aproveitadores da boa fé dos incautos que tudo despenca, a verdade vem à luz. Revelam-se os falsos profetas.
Mas, gente, hipocrisia à parte, seria muito bom se nós utilizássemos o período da Semana Santa para só pensar em coisas boas. Deixar as maldades de lado e demonstrar um mínimo de solidariedade genuína ao próximo, mesmo que, logo, para muitos,  esse comportamento não venha a passar de uma grande "lorota". Mentes cheias de interesses e corações vazios.
Sou do interior e, desde logo, aprendi a adorar a Deus e a amar Nossa Senhora, que, lá do alto da colina onde ela se encontra, na beira do combalido rio São Francisco,  está a proteger os pobres, os necessitados, os aflitos, os pecadores e todos que, sinceramente, a invocam. Dizem os beradeiros que, na hora da dificuldade, basta clamar assim: "valha-me, minha Nossa  Senhora; intercede junto a Jesus, teu filho, para que as coisas melhorem em minha vida".
Essa súplica sempre dá resultados bons para os que pedem com fé, para os que seguem, na medida do possível, os ensinamentos deixados pelo nosso Salvador. Lá na colina que eu mencionei, Maria carrega o Nome de Nossa Senhora do Ó, minha Padroeira. Digo na medida do possível porque Deus é paz, Deus é luz, Deus é Amor. Logo, Deus perdoa.

Sem nenhuma hipocrisia, desejo que a Semana Santa e a lembrança do calvário de Cristo para nos salvar ajudem a nos sublimar como seres humanos e a incutir em nós, cada vez mais, a bondade  e a busca da paz na Terra. Vivemos momentos terríveis e somente o Amor de Cristo fará com que, logo, logo, vivamos dias melhores. Menos hipocrisia, mais compreensão. Menos matéria, mais espírito. Menos ódio, mais Jesus.


Que Deus nos proteja.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 12
Google News