17/06/2024 12:14:00

03/07/2007 00:00:00

Educação


Educação

Um relatório da Câmara de Educação Básica, que será divulgado nesta terça-feira (3) em Belém (PA), alerta para uma ameaça que paira sobre o ensino médio: a possibilidade de um "apagão" de professores no Brasil, especialmente das disciplinas de química, física, matemática e biologia. O relatório aponta que faltam 245 mil professores no país.

 

Segundo o levantamento, o país precisa, por exemplo, de 55 mil professores de física, mas somente 7.216 pessoas concluíram a universidade nesta carreira entre 1990 e 2001. A pesquisa também aponta que em 2001, a Universidade de São Paulo (USP) formou apenas 172 professores para lecionar nas quatro disciplinas: 52 em física, 68 em matemática, 42 em biologia e dez em química. O percentual de evasão também é muito alto nas quatro carreiras.

Além do fraco investimento em educação, o relatório aponta três outras causas importantes para o déficit de professores no ensino médio: salário baixo, violência nas escolas e a falta de uma perspectiva profissional.

A especialista em educação Elisabeth Balbachevsky diz que o professor perdeu status na sociedade. "Um jovem que começa a dar aula hoje, o que ele tem pela frente como carreira? Nada, certo? Ele sabe que daqui a 30 anos ele vai estar dando basicamente a mesma coisa pra alunos tão ou mais desmotivados quanto ele", afirma a cientista política da Universidade de São Paulo (USP).

Os autores do levantamento sugerem várias medidas emergenciais para impedir que o país, em dez anos, entre num "apagão" ensino médio: investimento em uma política nacional de formação de professores, estabelecer um piso salarial para os professores do ensino médio, o aproveitamento de alunos de licenciatura para dar aulas, possibilitar que profissionais autômonos (como engenheiros) dêem aulas e incentivos para aposentados retornarem à carreira.


O relator do trabalho diz que é preciso aumentar os salários, investir a longo prazo e, como medida imediata, usar a televisão e a internet no ensino público. "Sem isso, com o tamanho continental do Brasil, nós não vamos enfrentar esse problema do déficit, pelo menos a curto prazo", acredita Mozart Neves Ramos, conselheiro do CNE.

Fonte G1



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 368
Notícias Agora
Google News