29/03/2024 09:45:23

31/03/2007 00:00:00

Primeiros casos de bomba aparecem no estado


Primeiros casos de bomba aparecem no estado

A junção da pólvora, fios e bateria podem ser fatais em uma explosão. No entanto, como a ocorrência de explosão de bombas é relativamente baixa em Alagoas, a população ainda é ma informada e se arrisca em não acionar especialistas para cuidar do problema. De acordo com o capitão Pedro Moura do BOPE (Batalhão de Operações Especiais de Policia de Alagoas), e integrante da Associação Internacional de Técnicos e Investigadores de Bombas (IABTI) o que é mais prejudicial para quem encontra um artefato ou uma bomba, é ignorar ou negligenciar o impacto que a explosão pode causar.

 

No estado de Alagoas, em 2005, os artefatos explosivos foram encontrados ativos, o que significa que poderiam ser acionados e causar males desde a surdez à perda de vidas. “No município de Jaramataia – Alagoas, encontramos o pacote de uma bomba que foi enviado a um vereador. E em Arapiraca, encontramos um cinto-bomba instalado em um gerente do Banco do Brasil” lembrou Moura.

 

A caixa-bomba chegou ao vereador Venceslau Maia Carneiro (PMDB) de Jaramataia em abril do ano passado, e aparentemente não era perigosa. Para quem não é especialista, a caixa de papelão, onde estava um baú de whisky era inofensiva, mas a precaução que o vereador tomou foi fundamental para que ele não se machucasse com o explosivo.

 

No SESC, em Maceió, foi encontrado um artefato com as mesmas características de uma bomba, mas sem explosivos. “Quem fez aquele artefato já tem noção e conhecimento para montar uma bomba; essa prática, de denunciar algo falso, pode ser encarado como terrorismo – uma ação para geral pânico em outras pessoas” afirmou Moura. Nesse caso, a ação criminosa provocou um acidente com uma equipe do BOPE que estava se dirigindo para a ocorrência. O acidente deixou um militar ferido e ainda congestionou o transito no cruzamento da Ladeira Geraldo Melo, no bairro do Farol.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News