21/09/2024 06:53:17

Meio Ambiente
17/09/2019 14:30:00

Operação flagra desmatamento de Mata Atlântica em São Miguel dos Milagres


Operação flagra desmatamento de Mata Atlântica em São Miguel dos Milagres

O Ministério Público em 17 estados brasileiros deu início, nesta segunda-feira (16), à 2ª edição da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que visa combater o desmatamento e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica. A operação será executada com apoio da Polícia Militar, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de órgãos estaduais ligados à questão ambiental. Em Alagoas, os trabalhos já começaram e estão envolvendo a fiscalização de 37 alvos nos litorais norte e sul do estado. No primeiro local fiscalizado no estado, irregularidades já foram constatadas. 

 

Espécies nativas da Mata Atlântica foram destruídas pelo fogo em S. Miguel dos Milagres

 
FOTO: CORTESIA MP/AL

Até sexta-feira (20), fiscais e policiais vinculados à proteção ambiental desses estados, sob coordenação ou correalização dos Centros de Apoio de Proteção ao Meio Ambiente dos Ministérios Públicos Estaduais, farão vistorias, autuações e outras medidas em propriedades onde houver a confirmação de desmatamento de Mata Atlântica. O trabalho é feito com suporte de satélite e atlas desenvolvidos pela SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e utiliza, dentre as suas metodologias, imagens comparativas entre o estado atual dos imóveis e a situação em períodos anteriores.

Somente no primeiro alvo fiscalizado em Alagoas, a força-tarefa flagrou um desmatamento de mais de cinco hectares de mata atlântica, numa fazenda no município de São Miguel dos Milagres. Para esse tipo de crime, a multa do Ibama pode chegar a R$ 10,5 mil por hectare devastado. O proprietário será autuado e terá a obrigação de reparar o dano ambiental. 

Com relação ao tipo de vegetação que foi alvo da queimada, estão exemplares de ipê amarelo, peroba, barbatimão, gulandim e palmeiras catolé e ouricuri. 

As ações no estado estão sendo conduzidas pela 4ª Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual de Alagoas, cuja titularidade é do promotor Alberto Fonseca. Ao todo, três equipes estarão em campo, com 18 técnicos, durante toda esta semana. Os grupos serão compostos por três viaturas do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), duas do Ibama e uma do Instituto de Meio Ambiente (IMA). 

Os 37 alvos totalizam quase 398 hectares de terra. 

 
Gazetaweb


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News