26/06/2024 10:57:44

27/06/2007 00:00:00

Interior


Interior

A parceria entre os órgãos de trânsito no Estado de Alagoas realizará, nesta quinta-feira, uma atividade específica para avaliar o estado de saúde dos motoristas profissionais que trafegam nas rodovias.

O Comando de Saúde, como é conhecido, já é atividade rotineira à nível nacional há alguns anos, através de um convênio entre a PRF e o SEST/SENAT. Em Alagoas, no entanto, o trabalho vai além.

Desde a última Semana Santa, quando houve o primeiro trabalho conjunto da PRF com a SMTT-Maceió, as ações conjuntas têm sido constantes em diversos níveis. Agora também se encontram engajados o Sindicato do Centros de Formação de Condutores e a SMTT-Rio Largo. Também a Secretaria de Saúde de Messias é presença constante nessa atividade, juntamente com o Exército Brasileiro através de apoio logístico. O DETRAN/AL disponibilizou material educativo.

Desta feita, além do Comando de Saúde, que tem como alvo os motoristas profissionais (caminhoneiros, motoristas de ônibus), também haverá uma blitz educativa para os demais condutores, enfatizando os perigos da condução de veículos combinada com os efeitos do consumo de álcool, muito comum nesta época de festejos juninos.

O evento nacional está previsto para o dia 29, porém, devido ao feriado em Alagoas houve a antecipação para que todos os envolvidos pudessem participar e o público atingido seja maior.

Comando

O evento de amanhã tem previsão para acontecer das 9h às 12h, e terá como ponto de apoio o km 77 da BR101, município de Messias, em frente ao Posto Flecha. Participarão a Polícia Rodoviária Federal com 16 agentes, sendo um médico e 6 viaturas , o SEST/SENAT com 03 colaboradores, sendo um médico, a SMTT-Maceió com 06 agentes e material de apoio, a SMTT-Rio Largo com 12 pessoas entre agentes e enfermeiros, o SINCFC com 08 integrantes de sua diretoria, a Secretaria de Saúde de Messias com 03 enfermeiras e material sobre doenças sexualmente transmissíveis, o DETRAN/AL com materiais impressos e o Exército Brasileiro com as tendas de apoio.

O trabalho se desenvolverá com a abordagem dos condutores no local, seguido de uma pequena entrevista que enfocará fatores como carga horária de trabalho, tipo de carga transportada, uso de medicamentos/estimulantes, problemas de saúde conhecidos, entre outros. Após, uma avaliação da pressão arterial e condições físicas de momento, além de um exame oftalmológico.

Caso seja detectada alguma circunstância que cause risco ao cidadão, este será impedido de seguir viagem e encaminhado à assistência médica mais indicada para a situação.

Os que forem liberados receberão orientações sobre condução segura de veículos e poderão seguir. Paralelamente, os demais condutores que estejam passando pelo local serão abordados e receberão orientações e material educativo sobre trânsito.

Os dados coletados nos Comandos de Saúde são tabulados e servem de referência em estudos de várias áreas, como medicina de trânsito, jornada de trabalho, movimentação de produtos perigosos etc, tanto no Ministério da Saúde quanto no da Justiça, e orientam políticas que visam melhorar as condições de trabalho, a segurança e a qualidade de vida dessa parcela da Sociedade.

Fonte: Assessoria // Cinara Correa DETRAN-AL



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News