18/10/2024 15:25:43

15/03/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Antonio Aragão

 

 

Cerca de 70 trabalhadores que se intitulam de “sem-terra” ligados a movimentos sociais, que no inicio da semana invadiram a propriedade produtiva “Monte Verde” do grupo João Lyra, no município de União dos Palmares, realizam desde as primeiras horas de hoje (15) um bloqueio na BR-104, quilometro 47, proximidades da divisa entre Branquinha e União dos Palmares, (Fazenda Sapucaia) pedindo aos transeuntes dinheiro para compra de gêneros alimentícios e remédios para os assentados.

 

Informações colhidas junto à direção da Usina Lajinha dão conta que a propriedade tem cerca de 200 hectares, dos quais, 113,79 estão ocupados com cana e o restante, com pastagem para alimentar o gado da empresa. Na fazenda, onde o comando do movimento se instalou, está proibido o transito ou a visitação de estranhos, inclusive da imprensa, que é atendida à distância, segundo um membro do MST.

 

Também foi invadida na madrugada da quinta feira, a Fazenda “Salinas”, na margem da BR-104 no quilometro 36, zona rural de União dos Palmares, cujas condições são idênticas a “Monte Verde”, isto é, é produtiva e existe plantação de cana para cultivo, além de ser a terceiros e estar atualmente arrendada a Usina Lajinha.

 

No local onde os manifestantes estão impedindo o acesso de carros que não queiram ou não possam pagar o “pedágio”, o clima é de hostilidade, chegando um dos membros do movimento a esboçar com palavras rudes uma reação ao pressentir que foi fotografado, somente não tomando a câmara fotográfica em função da proximidade de um sargento da PM que estava uniformizado.

 

Quando o xingamento foi retrucado, outros seguidores dos “sem-terra” gritaram que “a policia militar está nos agredindo”, como se quisessem provocar conflito ou serem vitimas de alguma agressão, pois a propriedade invadida terá de ser desocupada nas próximas horas em função de um decreto de reintegração de posse já expedido pela Justiça.

 

Como na cidade de São José da Laje realiza-se hoje eleição complementar para prefeito, o transito na rodovia até o fechamento desta matéria começa a ficar engarrafado,  prevalecendo a palavra de ordem dos manifestantes: “ou paga o pedágio ou não passa”, excluindo-se apenas ambulâncias conduzindo enfermos.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News