20/09/2024 12:42:28

Alagoas
18/12/2018 17:30:00

Leptospirose provocou a morte de seis pessoas em Alagoas em 2018


Leptospirose provocou a morte de seis pessoas em Alagoas em 2018
Ilustração

A leptospirose matou seis e deixou 42 pessoas doentes em Alagoas, de janeiro a novembro deste ano. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta que o cuidado deve ser redobrado em áreas mais vulneráveis, onde há muito lixo acumulado e proliferação de ratos.

Apesar do número ainda ser preocupante, houve uma redução dos casos de leptospirose em relação ao ano passado, que notificou 71 pacientes com a doença e onze óbitos. 

A Sesau detalha que a leptospirose é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, incidência que aumenta durante os períodos chuvosos e que qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá ser infectada. A Leptospira penetra no corpo através da pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. 

As autoridades da Saúde recomendam que, ao entrar em contato com a água e houver sintomas como febre, dor de cabeça intensa, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas podendo ocorrer icterícia rubínica (coloração alaranjada da pele e das mucosas), o paciente deve procurar o serviço de urgência. 

A Sesau recomenda que a população evite o contato com água ou lama das chuvas e impedir que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. 

Gazetaweb



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News