18/10/2024 17:30:48

10/03/2009 00:00:00

Municipios


Municipios
A Gerência de Educação Étnico-Racial e de Gênero da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) participa nesta quarta-feira (11), a partir das 10h30, no Clube Santanense, em Santana do Mundaú, do I Festival de Cultura e Cidadania dos Quilombos do Vale do Mundaú. O principal objetivo do evento é levar à população o conhecimento da cultura afro que existe na comunidade e no Estado, e promover o resgate deste legado histórico. O festival começou no último dia 9 e termina nesta quarta, às 16h.

Segundo a gerente Irani da Silva Neves, este festival une o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Núcleo de Estudo Afro Brasileiro (Neab), e as Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário; da Assistência e Desenvolvimento Social; da Cultura e da Educação e do Esporte.

“Acredito que este evento vai dar maior visibilidade à questão quilombola e integrar várias ações para favorecer as comunidades de Filús, Jussarinha e Mariana. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 300 pessoas. Vamos apresentar as nossas responsabilidades em relação à aplicabilidade da Lei Federal nº. 10.639, de 2003. Na prática, estamos fazendo nossa parte, ou seja, assumindo nossas responsabilidades sempre que somos chamados”, garante.

De acordo com o Instituto Irmãos Quilombolas de Santana do Mundaú, as comunidades do município são de difícil acesso. Por muito tempo, viveram de forma isolada e, por conta disso, apresentam uma situação social de pobreza extrema.
 
com agenciaalagoas // ricardo moresi


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News