26/06/2024 20:20:07

Especial
30/10/2018 19:05:00

Algoritmo criado por menino de 13 anos pode ajudar no tratamento de câncer de pâncreas


Algoritmo criado por menino de 13 anos pode ajudar no tratamento de câncer de pâncreas
Rishab Jain ganhou prêmio de 25 mil dolares

Via G1

Um menino de 13 anos recebeu o prêmio de US$ 25 mil (cerca de R$ 91 mil) após apresentar uma nova solução para deixar o tratamento contra o câncer de pâncreas mais preciso.

Rishab Jain, de Portland, no Oregon, venceu o "Desafio Jovem Cienstista", do Discovery Education 3M. Ele apresentou um novo algoritmo para "ensinar" as máquinas usadas pelos médicos a matar apenas as células cancerosas no pâncreas. Isso é importante porque muitas vezes os tratamentos não são tão precisos e acabam destruindo também células saudáveis.

Com o algoritmo de Jain, segundo a "Time", é possível mudar a forma como os médicos tratam o câncer de pâncreas. Ele poderia diminuir os problemas causados pela morte dessas células saudáveis no tratamento da doença, criando um método mais certeiro contra o tumor.

 
Células de câncer de pâncreas (núcleos em azul) crescendo dentro de membrana (vermelho) — Foto: National Institute of Health (NIH)Células de câncer de pâncreas (núcleos em azul) crescendo dentro de membrana (vermelho) — Foto: National Institute of Health (NIH)

Células de câncer de pâncreas (núcleos em azul) crescendo dentro de membrana (vermelho) — Foto: National Institute of Health (NIH)

Em entrevista à revista dos Estados Unidos, o garoto disse que se interessou pelo assunto após uma viagam a Boston. Um amigo da família chegou a morrer devido a um câncer de pâncreas. "Em Boston, eu aprendi sobre a baixa taxa de sobrevivência e sobre como essa doença é mortal", disse. "Eu também estou estudando programação, estava aprendendo sobre inteligência artificial. Decidi combinar as duas áreas tentanto resolver um problema do mundo real".



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 392
Notícias Agora
Google News