18/10/2024 19:24:22

25/02/2009 00:00:00

Politíca


Politíca
Mais emprego, saúde e educação. É importante uma vitória sobre os índices de mortalidade infantil e analfabetismo. Estes são alguns dos desafios de todos que fazem a administração pública em Alagoas, seja na esfera municipal ou do Estado. A tarefa é difícil. Por isso mesmo, a união de esforços se faz necessária. Vencidas as eleições, fica o compromisso com a sociedade.

Para atender aos mais de 3 milhões de alagoanos, o governador Teotonio Vilela Filho decidiu convocar os prefeitos e secretários dos 102 municípios para um encontro. Nos dias 5 e 6 de março, acontece o evento “Estado e Municípios: Ações Estratégicas para o Desenvolvimento”, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Boa parte dos secretários do Estado vão ministrar palestras. Mas a conferência de abertura vai ficar por conta do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. Em seguida, o tema Assistência Social volta a ser debatido pela secretária da pasta em Alagoas, Solange Jurema.

“A partir do evento, nós temos como objetivo fazer o alinhamento entre as estratégias traçadas pelo governo do Estado e os planos de ação das prefeituras. Queremos criar um projeto em comum, potencializar os trabalhos”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira.

Além das palestras, haverá na quinta-feira (5), o lançamento da municipalização do transporte escolar e do projeto de zoneamento e planejamento do turismo em Alagoas. Na sexta (6), a mesa redonda vai ter como tema: Orientações dos Tribunais de Contas frente à Gestão Municipal.

“Além desse alinhamento de ações, o encontro favorece o oferecimento de apoio técnico às prefeituras. Queremos fortalecer a capacitação nas áreas de planejamento e orçamento; dar condições aos municípios para que eles se habilitem a receber recursos do governo federal. A prestação de contas também é um ponto fundamental”, avaliou Sérgio Moreira.

Confira alguns dos palestrantes: Marcia Valéria Santana (Educação); Osvaldo Viégas (Cultura); Paulo Rubim (Defesa Social); Virgínio Loureiro (Turismo); Fernanda Vilela (Fazenda); Luiz Otavio Gomes (Desenvolvimento), Kátia Born (Ciência e Tecnologia); Regis Cavalcante (Trabalho), Wedna Miranda (Mulher, Cidadania e Direitos Humanos); e Ana Catarina de Azevedo (Meio Ambiente).
 
com agência alagoas // telma elita


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 64
Google News