19/09/2024 19:07:20

15/06/2007 00:00:00

Alagoas


Alagoas

Os trabalhadores da Ceal e da Chesf decidiram paralisar as atividades nesta segunda-feira, em todo o Estado de Alagoas.

O protesto, que está sendo realizado pelo setor elétrico nacional, pretende forçar a Eletrobrás a retomar o processo de negociação, interrompido após a apresentação de uma proposta que está abaixo das reivindicações da categoria.

Protesto

O movimento se concentrará, desde o início da manhã, no prédio sede da Ceal, na Gruta de Lourdes, e na Chesf, em Rio Largo, onde as atividades da empresa serão paralisadas.

De acordo com a categoria, já foram realizadas três rodadas de negociação e a Eletrobrás, além de oferecer reajuste abaixo do esperado, não avança nas cláusulas sociais e mantém a discriminação entre os trabalhadores e empresas.

Reivindicações

As principais reivindicações são por um reajuste salarial com ganho real, avanço no auxílio alimentação e a extinção da resolução CCE-09, que discrimina e divide os trabalhadores em várias categorias.

“Existia, por parte da Eletrobrás, um compromisso desde o ACT anterior de se continuar buscando a flexibilização da norma. Fato que parece ter sido 'esquecido' nessa campanha salarial, e este é um dos principais motivos de nosso protesto”, diz João Rodrigues, presidente do Sindicato dos Urbanitários.

O Comando Nacional dos Eletricitários - CNE, que coordena as negociações em nível nacional, está em Brasília realizando uma intensa mobilização no Congresso Nacional, através de parlamentares que apóiam a luta dos trabalhadores, no sentido de buscar a reabertura das negociações e avanço na proposta.

A categoria ainda informa que, uma nova paralisação ocorrerá nos dias 25 e 26 caso não seja firmado um acordo. Além disso, eles também decidiram por greve, por tempo indeterminado, para o dia 11 de julho.

Com assessoria



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News