28/09/2024 03:15:32

Alagoas Violência
14/06/2018 20:22:00

Violência sexual faz 301 vítimas este ano em AL


Violência sexual faz 301 vítimas este ano em AL
Ilustração

Números que não param de crescer. Em Alagoas, este ano, 301 crianças e adolescentes, a maioria do sexo feminino, foram vítimas de violência sexual, que envolve práticas como abuso, exploração e ato libidinoso. Maceió, Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares e Marechal Deodoro são os municípios que lideram a estatística.

A contagem de casos no Estado revela, ainda, outra situação triste: têm aumentado as situações de exploração sexual dentro do lar. Dependência econômica e medo fazem muitas vítimas se calarem, entre outros motivos. 

O levantamento do Fórum dos Conselhos Tutelares aponta que houve um acréscimo do número de ocorrências de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

José Edmilson de Souza, presidente do Fórum, afirma que a maioria das vítimas tem idade entre 12 e 17 anos, meninas, e muitas delas se submetem à exploração sexual para comprar comida.

“As meninas representam mais de 85% dos casos registrados pelos conselhos tutelares. Existe a diferença entre exploração e abuso. A exploração é quando há a troca de algo pelo ato sexual, e abuso, quando o indivíduo se aproveita para se satisfazer em seus atos”, explica.

O presidente do Fórum dos Conselheiros Tutelares lembra que há ocorrências desse tipo em todas as classes sociais, só que as de baixo poder aquisitivo continuam gerando mais denúncias. Com gazeta de alagoas



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 26
Google News