19/09/2024 12:56:19

13/06/2007 00:00:00

Esporte


Esporte

Após algum atraso e muita expectativa, teve início agora há pouco o revezamento da tocha dos jogos Pan-Americanos 2007, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa). Maceió recebe a chama a exatos 30 dias do início do PAN, que reunirá mais de cinco mil atletas de 42 países.

A chama chegou por volta das 11h à capital alagoana, a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e foi trazida pelo embaixador do PAN, o ex-medalhista olímpico Bernard. Após entregar a chama ao prefeito Cícero Almeida, a chama seguiu, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, em direção ao Cepa.

O revezamento teve início com a estudante Dayane Daniele Alves, de 12 anos. O percurso de 25 quilômetros começa pelos bairros do Farol, Centro, Trapiche e Pontal da Barra. Em seguida, a tocha se dirige à sede da Associação Comercial, no bairro do Jaraguá, às 14h30, onde será recebida pelo prefeito Cícero Almeida, outras autoridades e convidados. O Grupo Afoxé Odoyiá homenageará Barbados, país representado pela cidade no revezamento.

Do Jaraguá, a tocha segue pelos bairros do Poço, Mangabeiras e Cruz das Almas, até chegar à orla, passando pelas praias de Jatiúca e Ponta Verde. Neste ponto, às 17h, a Pira do “Jangadeiro” será acesa dentro de uma jangada e navegará 400 metros no mar. Ao retornar à terra, a Tocha seguirá para a Praça Multieventos da Praia de Pajuçara, onde chega às 18h conduzida pela paraatleta Sônia Gouveia. Após o acendimento da Pira do “Guerreiro” e da queima de fogos, o público assistirá às apresentações do Balé Sururu de Capote, da orquestra do maestro Almir Medeiros e de 20 Bumbas-Meu-Boi, entre outras atrações.

O nadador Yohansson do Nascimento Ferreira, que disputará o Parapan, é um dos destaques entre os 60 condutores que levarão a Tocha pelas ruas de Maceió. A lista conta também com a atleta paraolímpica Roseane Ferreira dos Santos, recordista mundial do lançamento de disco, em Atenas, 2004, a campeã brasileira de Judô Laís Lessa, o ex-maratonista José Carlos Silva, medalha de prata no Pan de Havana, em 1991, e a tenista alagoana Marina Falcão Tavares, que vem obtendo destaque no cenário nacional.

Outro condutor muito conhecido do torcedor alagoano e brasileiro é o ex-atacante João Edson de Barros, o Joãozinho Paulista, maior artilheiro do futebol alagoano. Ele defendeu o CRB e o CSA e passou pelo Atlético Mineiro, Internacional de Porto Alegre, Goiás e Cerro Porteño do Paraguai. Atualmente, Joãozinho Paulista mantém uma escolinha de futebol para crianças carentes.

Também levarão a tocha o presidente do Conselho Tutelar de uma das regiões mais populosas de Maceió, Ivaldo Santana dos Santos; o estudante Alafi Alan de Assis, aluno do Segundo Tempo, programa do Ministério do Esporte que oferece práticas esportivas e de lazer no contra-turno escolar. Alafi pratica atletismo e tem se destacado em competições amadoras para crianças; e Peronilda Batista de Andrade, arte-educadora que trabalha com crianças e adolescentes na Vila Emater II, no projeto Sua Majestade, o Circo.

Guias cívicos

Um grupo de dez guias cívicos, jovens carentes de comunidades cariocas formados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), chegou nesta terça e fica até quinta-feira percorrendo as ruas para distribuir material com informações sobre a Tocha e o Pan 2007. Durante o Pan e o Parapan estes jovens atuarão como voluntários em locais turístic os e áreas de grande circulação para prestar orientações a respeito dos Jogos e sobre temas como preservação do patrimônio público e meio ambiente, entre outros.

A tocha está no Brasil desde o último dia 5 e passará por outras 38 localidades até chegar ao Rio, sede do Pan, no dia 13 de julho.

Fonte - www.alagoas24horas.com.br

Galeria




Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News