30/06/2024 05:14:06

Mundo
15/04/2018 13:06:00

Nos EUA, aluna é repreendida por ir à escola sem sutiã


Nos EUA, aluna é repreendida por ir à escola sem sutiã

Uma estudante não usar sutiã por baixo da camiseta pode ser considerado um ato de indisciplina? O colégio Braden River, na Flórida (Estados Unidos), considera que sim. Sua aluna Lizzy Martínez, de 17 anos, defende que não. Na segunda-feira da semana passada a adolescente foi à escola com uma camiseta de manga comprida e sem sutiã.

A direção chamou sua atenção e fez com que colocasse tiras sobre os mamilos; a aluna diz que foi uma “humilhação” e que não há razão para exigir que as meninas usem essa roupa de baixo. Como protesto, Martínez decidiu não usar sutiã até que os responsáveis do colégio se desculpem e deixem de impor seu uso às alunas.

A mãe da estudante, Kari Knop, explicou ao EL PAÍS em 9 de abril por telefone de Bradenton, a cidade de 55.000 habitantes onde fica o colégio, que sua filha é “contra a sexualização da mulher” e não aceita “que se peça às garotas que cubram os mamilos e não aos rapazes”. A mãe apoia sua postura e informou que, por enquanto, sua filha continua indo sem sutiã à escola.

Em declarações ao Bradenton Herald, Lizzy Martínez disse que no dia da confusão colocou a camiseta sem sutiã por conforto. Em sua casa, mostrou ao jornal local sua camiseta cinza, uma peça folgada, sóbria. A diretora, entretanto, a chamou a sua sala, lhe disse que estava distraindo os outros estudantes e lhe pediu que “tapasse e escondesse seus seios”, nas palavras de Martínez. A cena parece apropriada para ilustrar a conclusão do estudo do ano passado sobre gênero e papéis Global Early Adolescent Study, elaborado pela Organização Mundial da Saúde e a Universidade John Hopkins: “Durante a adolescência, o mundo se expande para os rapazes e se contrai para as garotas”.

A diretora primeiro pediu que Martínez colocasse outra camiseta por baixo da de manga comprida e lhe pediu que desse uma volta para ver se seus seios já estavam mais presos. A aluna disse que a diretora não ficou satisfeita e a enviou à enfermaria, onde lhe colocaram duas tiras sobre cada mamilo. Nesse momento, a estudante começou a chorar e optou por ir embora do colégio. No dia seguinte contou a sua mãe o episódio das tiras.

el país



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News