30/06/2024 04:31:26

Especiais
07/04/2018 10:03:00

Você pode ter traços de cocaína em suas mãos neste exato momento


Você pode ter traços de cocaína em suas mãos neste exato momento

ique atento às suas mãos: é possível que haja rastros de drogas nelas nesse momento, mesmo se você nunca tenha feito uso de substâncias psicoativas antes.

Segundo pesquisadores do departamento de química da Universidade de Surrey, na Inglaterra, uma em cada dez pessoas traz registros de cocaína e heroína em suas digitais sem nem ao menos saber.

Leia mais:
+30 milhões de pessoas pelo mundo têm transtornos causados por drogas
+ Resolvido o mistério das 54 mãos encontradas na Rússia

O estudo, publicado no periódico científico Clinical Chemistry, averiguou as mãos de 50 voluntários que alegaram nunca terem usados drogas e de outras 25 pessoas que haviam feito uso de cocaína e heroína cerca de 24 horas antes do teste.

Ao estabelecer um valor-limite, os pesquisadores conseguiram distinguir aqueles que de fato faziam uso de drogas daqueles que eram livres das substâncias. Porém, dos participantes deste último grupo, cerca de 13% apresentou traços de cocaína em suas digitais e 1%, de heroína – mesmo logo após de eles terem lavados as mãos.

“Acredite ou não, a cocaína é um contaminador de ambientes muito comum – e já é sabido que ela está presente em notas de dinheiro”, afirmou uma das pesquisadoras do estudo. “Ainda assim, ficamos surpresos de que a droga está presente em tantas amostras de digitais”.

Para realizar o teste, os voluntários foram convidados a marcar suas digitais em papéis cromatográficos. Em seguida, esses materiais foram colocados em contato com solventes, tendo suas substâncias extraídas e analisadas. Foi assim que traços de drogas da classe A foram encontradas em pessoas não-usuárias de drogas.

Cocaína (Foto: Wikimedia Commons)
 


Os pesquisadores também descobriram que um aperto de mão é o suficiente para transferir resquícios de droga das mãos de usuários para os não-usuários. Ainda assim, a quantidade é pouca, de forma que é possível distinguir bem os dois grupos.

Há de se considerar que o estudo foi realizado com um número baixo de voluntários e que todos eles pertenciam ao condado inglês de Surrey.

No entanto, os pesquisadores afirmaram ao portal IFLScience que a descoberta é significativa. Até porque o mesmo grupo de cientistas também averiguou, anteriormente, a possibilidade de se descobrir em poucos segundos se um indivíduo utilizou cocaína apenas analisando suas impressões digitais. O método é higiênico, não invasivo e impossível de ser fraudado.

“Impressões digitais são uma maneira conveniente de se rastrear o uso de drogas. Nossa previsão é que esse método seja utilizado em exames de locais de trabalho e em centros de reabilitação”, afirmou a porta-voz ao IFLScience.

Com informações do IFLScience.

Revista Galileu



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News