16/06/2024 15:26:51

Maceió
17/12/2017 10:29:09

PM assume presídios de Alagoas e garante visitas aos detentos no fim de semana


PM assume presídios de Alagoas e garante visitas aos detentos no fim de semana
PM assume controle dos presidios em Alagoas

Gazetaweb - O governo do Estado determinou que a Polícia Militar assuma o controle dos presídios para evitar novos transtornos durante o fim de semana, quando acontecem as visitas das famílias aos reeducandos. 

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio Freitas, confirmou que a corporação foi mobilizada e, de prontidão, iria comandar o procedimento de revista aos parentes dos presos.

Esta tarefa é de competência dos agentes penitenciários, mas o sindicato que representa a categoria deliberou por uma paralisação aos fins de semana, com a respectiva suspensão das visitações. Ao longo desta semana, mulheres de detentos protestaram contra a medida, que consideram arbitrária.

Nessa sexta-feira (15), o governador Renan Filho informou à Gazetaweb que a rotina no sistema prisional estaria garantida neste fim de semana, mas não havia adiantado qual atitude tomaria para manter a ordem.

"Não vamos permitir uma paralisação que cesse visita, porque em outras oportunidades já regularizamos isso com a Polícia Militar, com outros instrumentos. Não é legal o servidor paralisar toda hora falando algo com relação a salário", afirmou o governador. "Vamos garantir também o direito de quem está recluso".

Segundo Renan, o Plano de Cargo e Carreiras (PCC) dos agentes, uma das reivindicações da categoria, já foi enviado para a Assembleia Legislativa. "Já mandei para a Assembleia. Eles querem transformar uma bolsa que demos no passado em salário. Primeiro fizeram uma greve para ganhar a bolsa e agora fazem outra para transformar a bolsa em salário".

Além do PCC, que aguarda votação na ALE, os agentes pedem ainda adicional de periculosidade. O adicional não consta no texto do projeto, mas o presidente do sindicado, Kleyton Anderson, afirma que a paralisação está mantida nas unidades prisionais até que as demandas sejam atendidas. 

"Diante da precariedade das condições de trabalho que colocam em risco a integridade dos servidores, reeducandos, visitantes e advogados, apenas os serviços essenciais seguem funcionando", garantem os agentes em nota enviada à imprensa. 

 

 

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 321
Notícias Agora
Google News