27/06/2024 12:05:01

Turismo
24/04/2017 10:59:57

Sedtur quer que agências de turismo elaborem pacotes para a região Serrana dos Quilombos


Sedtur quer que agências de turismo elaborem pacotes para a região Serrana dos Quilombos
Fazenda Anhumas em União dos Palmares
Na sexta-feira (7), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur-AL), em parceria com a WS Turismo/CVC, promoveu famtour nas cidades de São José da Laje e União dos Palmares, na chamada Região dos Quilombos, a fim de mostrar aos agentes de viagens e jornalistas os atrativos turísticos da região.
“A Região dos Quilombos é rica em história, cultura, artesanato e gastronomia, e a Sedetur-AL quer que as agências de viagens alagoanas elaborem pacotes turísticos para essa região, a fim de atrair visitantes nacionais e estrangeiros”, explica Margarita Arieta, assessora de Marketing, que acompanhou a delegação.
Atrativos turísticos
São José da Laje, distante 100,8 Km da capital alagoana, tem como atrativos turísticos a bonita Igreja Matriz de São José, inaugurada em 19 de março de 1929, e alguns prédios históricos, como a casa do poeta João Pinheiro Lyra; a Usina Serra Grande, que abre suas portas, com agendamento, a estudantes e turistas, para visitas ao parque fabril e a sua reserva de Mata Atlântica.
Destaque também para a Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, com 22,34 hectares, localizada na entrada da cidade. Nessa Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) tem como foco o turismo ecológico e pedagógico.
No local funciona uma pousada com apenas quatro suítes, que atende apenas a famílias ou grupo de amigos, além de restaurante e piscina na área de lazer, onde acontecem os eventos, de acordo com Jacineide Maia, secretária de Turismo do município e uma das dirigentes da RPPN Osvaldo Timóteo.
Já União dos Palmares, distante 78,6 Km de Maceió, importante polo comercial regional, se destaca por ser a terra de Zumbi, líder negro que comandou o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, o maior, mais importante e duradouro quilombo das Américas, cuja população à época chegou a 30 mil habitantes.
Há outros atrativos turísticos, como a Casa de Jorge de Lima; Museu Casa Maria Mariá, na sede do município; o povoado Muquém, habitado por remanescentes do Quilombo dos Palmares, o restaurante Baobá, na subida da Serra da Barriga, e a Fazenda Anhumas, cujo casarão serviu de locação para o filme Joana Francesa, de Cacá Diegues, em 1973. No local se pratica o turismo ecológico e pedagógico.
Uma boa notícia para o turismo de União dos Palmares é a pavimentação do acesso a Serra da Barriga, que será inaugurado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, segundo informou Artur Correia, diretor de Turismo da Secretaria de Turismo do município. <> Izabel Maia Gomes (colaboradora) // ivaldoipintodebarros@hotmail.com




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 393
Notícias Agora
Google News