28/06/2024 03:31:12

São Miguel dos Campos
14/06/2015 06:52:20

Após manifestação, confusão cresce e PM prende pessoas em São Miguel


Após manifestação, confusão cresce e PM prende pessoas em São Miguel
Comunidade revoltada pôs fogo em palhoção na cidade de São Miguel dos Campos

g1-al //

cau rodrigues e michele farias

 

O clima ficou tenso na noite deste sábado (13), na cidade de São Miguel dos Campos, região Central de Alagoas. Moradores que protestavam contra supostas irregularidades na distribuição de casas no Residencial Jaci Valente, entraram em confronto com a Polícia Militar. Segundo a polícia, três pessoas foram presas.

 

A moradora Estela Freitas conta que o clima é de terror. “A polícia está metendo bala na população. Ta horrível aqui, estou com muito medo”.

 

O protesto era contra o sorteio das 812 residências do habitacional construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. No início da tarde, os manifestantes chegaram a bloquear a rodovia BR-101 com pneus e galhos de árvores em chamas. Os moradores tentaram invadir o residencial, mas foram impedidos pela polícia.

 

“Eles só não invadiram porque a PM estava aqui. Mas eles quebram janelas e portas. Alguns jogaram pedras contra as viaturas, mas nenhum militar ficou ferido”, afirma o comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Azevedo.

 

Ainda segundo o major, os presos foram pegos em flagrante por desordem e dano ao patrimônio público. “A polícia teve que usar a força para conter a população. Tem muita gente infiltrada aqui para bagunçar, por isso, estamos usando bombas de efeito moral e balas de borracha”, diz o major.

 

 

A polícia diz ainda que vândalos atearam fogo ao palhoção montado pela prefeitura para a realização dos festejos juninos do município.

Por causa do sinistro, a programação de hoje das festas juninas do município foi cancelada.

 

Um dos manifestantes, Leandro Anacleto, confirmou que o palhoção foi incendiado, mas disse que essa atitude não foi apoiada pelos manifestantes que, de fato, cobram unidades no conjunto habitacional.

"Sempre tem uns maloqueiros infiltrados, mas nós não apoiamos isso. Queremos apenas o que é nosso de direito. Tem gente contemplada com imóveis e que não precisa. Nós, que não temos renda, não fomos contemplados".

O major Azevedo disse que durante uma reunião com representantes dos moradores, ficou acordado que na segunda-feira (15), o prefeito da cidade, Geoge Clemente, iria na Caixa Econômica para saber o que pode ser feito a respeito do cadastro das casas. “No fim de semana não tem o que fazer, não tem banco aberto. O que eles queriam? Não podem impedir o direito de ir e vir do restante da população", reforça o comandante.

Segundo Anacleto, pessoas ligadas diretamente ao prefeito e a vereadores de São Miguel dos Campos recebram os imóveis. "A gente sabe que pessoas da própria família do George [o prefeito] ganharam as casas. Já ouvi dizer que cada vereador ganhou 10 casas para distribuir a quem quisesse. Queremos que o Ministério Público investigue isso", frisa.

Em entrevista à TV Gazeta o prefeito George Clemente (PSB) negou que o sorteio tenha sido forjado e garante que nenhum parente dele foi contemplado com o cadastro.

 

"Ninguém da minha família foi contemplada com o Minha Casa, Minha Vida. Me coloquei á disposição da população para encontrar as pessoas que estão irregulares e que possamos entregar as casas para quem precisa. Fui pego de surpresa, mas tenho que entrar em contato com a Caixa Econômica para saber o que podemos fazer", afirma o prefeito.

Na última sexta (12), os moradores realizam um outro protesto em frente à prefeitura da cidade. Com discurso de que houve falha na seleção das famílias beneficiadas, eles também bloquearam a BR-101.

 

 

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 396
Notícias Agora
Google News