24/06/2024 09:37:49

Alagoas Violência
19/05/2015 07:18:25

“O problema da segurança é a falta de responsabilidade de quem pode mais” disse Alfredo Gaspar em CPI


“O problema da segurança é a falta de responsabilidade de quem pode mais” disse Alfredo Gaspar em CPI
Secretário de Defesa Social Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça

alagoas24horas //

izabelle targino

 

Em depoimento durante a CPI da Violência contra Jovens, Pobres e Negros, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, na tarde desta segunda-feira (18),  o secretário de Segurança Pública e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, fez duras críticas aos políticos corruptos e à falta de políticas públicas para as áreas menos favorecidas do Estado.

 

De acordo com o secretário, a CPI deveria servir de critério para melhor a segurança, sem apontar dedos. “Ao invés de apontar dedos, deveria servir de critério para melhorar a segurança. Os escândalos de corrupção se sucedem e o dinheiro que era para usar lá na ponta vai para o bolso dos gestores. Os homens e mulheres que detém o poder usam o dinheiro para enriquecer seus patrimônios e, desta forma, CPIs como estas não deixarão de acontecer”, disse o secretário.

 

Alfredo Gaspar lembrou a quantidade de mortes em Alagoas e disse que o número vem diminuindo desde janeiro, apesar de continuar com os números de homicídios altos. “Alagoas está neste triste cenário não apenas por que é onde se mata mais, e sim porque fazemos a contabilidade correta dos crimes.

 

Diferente de estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, onde não se contam as mortes e sim eventos. Um exemplo foi a chacina perto da sede de uma torcida do Corinthians, onde oito foram assassinados, mas o estado contabilizou como um evento de morte. Aqui  é o estado onde mais se reduziu crime este ano. Foram oito por cento em janeiro;  17 por cento em fevereiro;  18 por cento em março;  38 por cento em abril e vem reduzindo em maio”, ressaltou.

 

Ainda falando sobre as causas da violência, o secretário ressaltou a importância da polícia e criticou a falta de investimento e oportunidades para as crianças e jovens que vivem em favelas e grotas.

 

“Vejo a polícia descendo uma grota e sendo aplaudida. Mas lá faltam médicos, escolas, professores, tudo. Existe uma verdadeira carnificina social onde o dinheiro da corrupção deixa de ir para onde tem que ir. A seleção social é feita quando uma criança deixa de ir para a escola porque não tem merenda. E não tem merenda porque o dinheiro foi desviado pelo gestor. A polícia é depositaria do resto social que os políticos desse meu país deixam. E a culpa da violência não é da polícia não. Enquanto o país tiver gestores que não se preocupam com o povo, isso não vai mudar. Não posso ter meu estado sendo exposto em rede nacional porque Alagoas recebe uma verba para a segurança menor que são Paulo, só porque o estado de São Paulo tem uma bancada federal maior. O que tem que ter é investimento. Enquanto não tiver o investimento nas áreas menores, a situação vai melhorar”, declarou Alfredo Gaspar.

O secretário de Segurança encerrou sua fala cobrando mais a presença do Estado,  nos seus três poderes, e pedido igualdade de oportunidade para os jovens e adolescentes das comunidades mais carentes. “O problema da segurança é a falta de responsabilidade de quem pode mais. Violência é feita por falta de oportunidade, de escola, de saúde, esporte. Não apenas o rico tem que ter direitos, o filho do pobre também. Pode mais quem tem mais poder”, afirmou Alfredo Gaspar.

 

A CPI da Violência contra Jovens, Pobres e Negros reunião políticos, estudantes,  representantes de movimentos sociais, líderes comunitários e a sociedade civil no plenário da Assembleia Legislativa.  A audiência foi presidida pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), acompanhado da relatora, deputada federal  Rosangela Gomes (PTN/RJ), deputado federal Edson Moreira (PTN/MG), deputado Federal Paulão (PT/AL). 


Também fizeram parte da mesa o deputado Ronaldo Medeiros (PT), vice-presidente da Mesa Diretora da ALE, Secretário de Políticas sobre Drogas, Jardel Aderico; a secretária de Esporte, Claudia Petuba; secretário de Segurança, Alfredo Gaspar;  e a secretária da Mulher, Rosinha da Adefal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 388
Notícias Agora
Google News