17/06/2024 01:20:59

Branquinha
26/04/2015 19:01:24

Sem financiamento, produtores de laranja amargam prejuízos em AL


Sem financiamento, produtores de laranja amargam prejuízos em AL
Ilustração

g1-al //

 

A baixa produtividade da laranja no município de Branquinha, no Norte de Alagoas, tem preocupado agricultores da região, que vem amargando prejuízos. Eles apontam que o principal motivo para essa crise é a falta de financiamento público, por parte do governo federal, que impede o investimento em maiores cuidados nas plantações.

 

Um dos que vem amargando perdas com a produção da laranja é Cícero Floriano. Ele já chegou a colher 300 mil frutas, mas agora tira menos de 50 mil, dos 7.500 pés por safra. Além da queda na quantidade, o tamanho das laranjas faz com que elas percam valor no mercado.

 

“Com o tempo, se você não adubar os pés de laranja, a tendência é que ela enfraqueça. Se a gente adubasse, o fruto tava maior. A gente precisa de um bom dinheiro para tratar da laranja, principalmente com esse tempo, que vem tirando o poder da fruta. Por conta disso, a gente vem perdendo a safra”, afirma o agricultor.

 

Esse é o mesmo caso do agricultor Arlindo Lopes da Silva. Ele viu a produção cair de 400 mil para 30 mil laranjas. “Esse solo já foi muito usado. Terra de cana, leva muita química. Nós estamos há 18 anos aqui na terra sem nenhuma adubação. Precisa de cuidados. Não temos nem como irrigar”, lamenta.

 

A principal dificuldade apontada pelos agricultores da região é que o município, o segundo maior produtor de laranja do estado, não foi incluído no zoneamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o que impede a liberação de empréstimo do governo federal.

“Eu não sei porque a gente ficou de fora. Através disso, a gente tá sendo prejudicado, porque não tá vindo recurso pra gente podar as laranjas, cuidar da terra. Por isso elas estão morrendo”, explica o presidente da Associação dos Agricultores do Povoado Santo Antônio da Boa Vista, Severino Messias.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura do Município diz que está acompanhando os agricultores, mas que não há prazo para resolver a questão do zoneamento. “Estamos dando todo o apoio possível, mas a falta de financiamento atrapalha. O agricultor vem perdendo com isso”, conclui a representante da pasta, Raquel Braz.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 365
Notícias Agora
Google News