17/06/2024 02:13:30

Comportamento
25/04/2015 12:21:22

Qual é a posição ideal para amamentar? Conheça algumas dicas


Qual é a posição ideal para amamentar? Conheça algumas dicas
Ilustração

uol //

 

Na prática pode não ser tão fácil colocar corretamente o seu bebê no peito, principalmente em uma boa posição para amamentá-lo. Por isso, alguns conselhos e dicas sempre são bem-vindos.

 

As posições ideais para amamentar

Amamentar o seu bebê implica um pouco de "conhecimento técnico". A posição correta do bebê melhora, não só a qualidade da sua sucção como a produção de leite, e também melhora o conforto da mãe, evitando possíveis situações desconfortáveis como mamilos doloridos e dor nas costas. Contudo, não há necessidade de se preocupar, o processo de aprendizagem é muito simples e só demora alguns dias. Depois disso, a felicidade é completa! Nós prometemos!

Como amamentar o meu bebé?

A posição mais comum é a chamada "posição de embalar". Posicione o bebê de frente para si, com o estômago do bebê encostado ao seu próprio estômago. Se estiver dando a mama esquerda, use o antebraço e mão esquerda para suportar a coluna e o bumbum do bebê. Apoie o cotovelo esquerdo no braço do sofá, numa almofada ou em algo que lhe dê apoio confortável. Use a mão direita para segurar a mama esquerda e para guiá-la para a boca do bebê. Use o antebraço esquerdo para suportar o ângulo da cabeça do bebê. Se o queixo do bebê estiver tocando o seu peito e o nariz estiver alinhado com o mamilo, missão cumprida!

Posição em "bola de futebol americano" é muitas vezes usada nos primeiros meses, especialmente depois de um parto complicado ou durante a noite. Coloque o bebê à altura da cintura e segure-o, apoiando-o com o seu braço. Apoie o pescoço e cabeça do bebê com a mão oposta.

Para dar de mamar na cama (útil à noite) deite-se de lado, com o bebê virado para si, também ele de lado, com a boca no mesmo nível que o seu mamilo. Quando o bebé está bem posicionado e seguro, esta posição tem a vantagem de lhe deixar um braço livre! Muito prático, não acha?

Outras posições também são possíveis: de pernas cruzadas com uma almofada nos joelhos; reclinada numa espreguiçadeira; num cadeirão muito confortável. Em resumo, não se preocupe, você vai aprender naturalmente, e à medida que for tendo mais prática vai adotar a posição que se sente mais confortável.

Quando o bebê está com fome, abre muito a boca e contorce-a em todas as direções para descobrir o peito, o que pode ser um pouco assustador para algumas mães. Não há necessidade de se preocupar, amamentar não vai doer!

Como funciona?

No início da mamada: a boca bem aberta do bebê adapta-se facilmente ao mamilo e a uma parte da aréola. O bebê enrola a língua por baixo do mamilo. Se o seu bebê está com dificuldade, aperte o seu mamilo e aréola, formando um U, de modo a facilitar a entrada na boca do bebê.

Durante a mamada o bebê coloca para fora o lábio inferior e pressiona firmemente o peito com o seu nariz. Você vai notar um movimento regular do maxilar inferior do bebê, alternando entre sucção, deglutição e respiração.

Gêmeos

Mas, o que fazer quando são gémeos? Ao mesmo tempo ou alternadamente? Não há uma regra fixa! Escolha a melhor solução para você e para os seus bebês. Se um deles tiver dificuldade em "pegar" o peito, ou se quer uma relação individual com cada um deles, amamentar um de cada vez pode ser a melhor solução. Dê de mamar primeiro ao que tiver mais fome. Se o outro é mais paciente e tende a adormecer durante a mamada, dê-lhe de mamar por último.

Amamentar simultâneamente é muito prático para poupar tempo, claro se ambos os bebês tiverem fome ao mesmo tempo! Neste caso, opte pela posição "bola de futebol americano", com os bebês um em frente do outro. Isto requer alguma prática, mas rapidamente tornar-se uma posição simples e útil.

Tem de estar concentrada!

Pode amamentar em pé, sentada ou deitada. O que importa é que esteja confortável. Se não estiver numa posição apropriada, ou se estiver forçando as costas ou pescoço, o seu bebê vai sentir e pode encurtar a refeição de forma a aliviá-la. Assim, escolha um local onde se sinta à vontade (um cadeirão confortável, um sofá, a cama, etc.). Tenha sempre uma almofada ou almofada de amamentação à mão, um cobertor, e o telefone (para não ter de se levantar), bem como uma garrafa de água. Dar de mamar é um trabalho que dá sede!

O meu bebé está recebendo leite suficiente?

É possível que apesar do seu esforço e motivação a amamentação não corra tão bem como desejaria. Os sinais de advertência são:

*Menos de 5 mamadas por dia

*Mudança dramática nos padrões de amamentação do bebê

*Deglutição escassa ou irregular

*O bebê passa todo o tempo chorando ou dormindo

*As mães devem controlar a curva de crescimento do bebê, que deve ser regular

Um sinal que indica que a amamentação é perfeita, é sentir o seu útero contraindo e sentir uma sensação de calor e tensão no peito que está dando ao bebê. Mais uma vez: não há nada a temer, a sucção não provoca nenhum tipo de dor!

Todas as mulheres que amamentam são invadidas por uma sensação de calma no final de cada refeição. O seu bebê estará calmo, silencioso e em paz. É como se o tempo tivesse parado: um momento de harmonia e simbiose que vale muito a pena viver!

Testemunho:        

 “Para me lembrar do peito que dei na última refeição, uso uma pulseira no braço correspondente ao mesmo peito que o bebé acabou de mamar. É muito prático, especialmente nas primeiras semanas em que ele mama de três em três horas!"

Andreia, mãe do Pedro que tem 5 meses de idade.

"As primeiras vezes que dei mama em público, as pessoas ficaram olhando surpreendidas. Percebi que, afinal, a amamentação não é tão natural como eu julgava. Agora planejo antecipadamente! Escolho blusas que abrem na frente e coloco cuidadosamente uma fralda de pano no meu ombro para cobrir o peito e a cabeça do meu bebê. Assim, passo despercebida!”. 

 




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 365
Notícias Agora
Google News