g1-al //
O prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), foi eleito por aclamação o novo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na tarde desta segunda-feira (26). Foram 86 votos de prefeitos, tendo somente um voto em branco. A chapa será comandará a associação pelo biênio 2015-2017.
Uma chapa única concorria à eleição, encabeçada por Marcelo Beltrão, tendo como vice Camila Farias (PSC), prefeita de Porto de Pedras, após uma junção com a chapa do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus. A decisão de junção foi tomada nesta manhã, após uma reunião entre a Comissão Eleitoral da AMA e as chapas correntes.
A composição da chapa conta ainda com o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), como secretário geral, e os de Junqueiro, Fernando Soares Pereira (DEM), e o de Boca da Mata, Gustavo Feijó (PDT), são os 1º e 2º secretários. A tesouraria fica com Celso Luiz Tenório Brandão (PMDB), de Canapi, e Marcos Paulo do Nascimento (PSD), de Matriz de Camaragibe.
De acordo a assessoria do candidato Marcelo Beltrão, o acordo que uniu as chapas foi feito após a chapa encabeçada por Cristiano Mateus entregar um requerimento à Comissão Eleitoral da AMA, pedindo o adiamento da eleição.
Impasse na Justiça
Uma liminar judicial, concedida na semana passada, havia determinado que o pleito para o mandato 2015-2017 da instituição deveria contar com duas chapas.
Segundo a assessoria de comunicação da AMA, inicialmente apenas a chapa “AMA cada vez mais forte”, encabeçada pelo prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), havia cumprindo os requisitos dentro do prazo para inscrição.
A liminar, concedida pelo juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto, da comarca de Maceió, assegurou a participação da chapa “AMA de Verdade”, liderada pelo prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB), que abriu mão da concorrência posteriormente.