29/06/2024 14:25:36

Maceió
18/08/2014 11:07:04

Criança de 5 anos morre no HGE e mãe é detida acusada de espancamento


Criança de 5 anos morre no HGE e mãe é detida acusada de espancamento
Rio Largo vista aérea

cadaminuto //

anna cláudia almeida

A morte de uma criança de apenas cinco anos de idade, ocorrida neste domingo (17), está sendo investigada pela Polícia Civil da cidade de Rio Largo. A mãe, que já está presa, é acusada de espancar o filho e provocar essa tragédia na família. O Conselho Tutelar do município está acompanhando o caso e afirma que outras denúncias de maus-tratos e negligência na família já foram denunciados por vizinhos.

A conselheira tutelar Maria das Graças Alves contou à reportagem do CadaMinuto que o caso aconteceu na noite da última sexta-feira (15), na casa da família, localizada no bairro Mata do Rolo, em Rio Largo. Após ter agredido o filho, Edjane Gomes da Silva, 32 anos, levou a criança até o mini-pronto socorro Assis Chateaubriand, localizado no Tabuleiro do Martins, em Maceió. Ela estava acompanhada da madrinha da criança, quando o menor deu entrada, na madrugada do sábado (16), em coma e com diversos hematomas pelo corpo, principalmente na região da cabeça.

Ainda no mini pronto-socorro, os médicos realizaram os primeiros procedimentos antes da transferência no sábado para o Hospital Geral do Estado (HGE). “Quando chegou a unidade, o Conselho Tutelar foi avisado – já que se tratava de um a criança – e dois conselheiros foram ao local, conversaram com a pediatra, que relatou o estado de saúde do menor, considerado gravíssimo. Ele ficou na UTI, mas infelizmente hoje acabou falecendo”, contou Maria das Graças. A criança, segundo o HGE, teve morte cerebral.

Maria das Graças explicou que, após ser informada pelo hospital do estado de saúde da criança, ainda no sábado, os conselheiros tutelares acompanharam agentes da Polícia Civil até a residência da família, onde a mãe foi detida. Levada até a Central de Flagrantes, no bairro do Farol, em Maceió, Edjane Gomes prestou depoimento, foi autuada pelo crime de maus-tratos e segue presa, enquanto a Polícia Civil seguirá investigando o caso.

Em conversas com vizinhos, os conselheiros foram informados de que a mãe teria espancado a criança; os traumas na cabeça foram, provavelmente, ocasionados quando a mulher o jogou contra a parede. As denúncias dos vizinhos sobre os maus-tratos na residência eram comuns, mas segundo a conselheira, aconteciam dias após a ocorrência.

“Infelizmente quando chegávamos ao local, dias após as ocorrências, as crianças não apresentavam hematomas, nem qualquer vestígio de espancamento. Nós sempre conversávamos com a mãe e o namorado dela, orientando-os, mas infelizmente aconteceu essa tragédia”, contou a conselheira. Edjane é mãe de outras quatro crianças que já foram encaminhadas para as residências de parentes.

Nesta segunda-feira (18), as investigações sobre o caso vão prosseguir com o acompanhamento do Ministério Público e Conselho Tutelar. O corpo da criança será liberado ainda neste domingo, mas o laudo sobre as causas da morte deve sair apenas em 40 dias, como o Conselho Tutelar foi informado. 




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News