26/09/2024 19:53:00

União dos Palmares
27/05/2014 09:22:45

Prefeito de União dos Palmares nega suposto esquema com vereadores


Prefeito de União dos Palmares nega suposto esquema com vereadores
Prefeito de União dos Palmares Dr. Beto Baia

gazetaweb //

jonathas maresia

 

O prefeito do município de União dos Palmares, Beto Baía (PP), falou à Gazetaweb, na tarde desta segunda-feira, sobre o suposto esquema de troca de favores envolvendo a Prefeitura daquela cidade e 14 vereadores, no que já ficou conhecido como 'O Mensalinho de União'. De acordo com o gestor municipal, que participou de encontro com o Ministério Público Estadual (MPE) – que cobra melhorias no tocante à educação naquele município –, nunca existiu no município qualquer esquema que se assemelhe ao famigerado mensalão do PT.

“Nunca existiu. Tanto que, no período em que estou prefeito, nunca consegui aprovar um único projeto de autoria do Executivo. Como é que existe mensalão? Eu pagaria algo para que vereadores fizessem oposição a mim?”, indagou o prefeito de União dos Palmares, acrescentando que o documento contendo a lista dos supostos beneficiados com benesses do Executivo – entre vereadores e até secretário municipal – é apócrifo.

“Esta suposta lista com valores não comprova absolutamente nada. Encontraram este documento durante diligências da CEI da Câmara, que faz oposição ao prefeito. Garanto que a prefeitura nunca deu cargo a ninguém em troca de qualquer apoio”, assegurou Baía, colocando-se à disposição dos órgãos de fiscalização.

“Se o Ministério Público quiser abrir as contas da prefeitura, não vai haver qualquer problema. Muito pelo contrário, quero que investiguem, sim. Abro, inclusive, minhas contas pessoais, se for preciso”, emendou Beto Baía, durante o intervalo da audiência no Núcleo de Defesa da Saúde Pública, do Ministério Público, no bairro do Poço, em Maceió - onde a promotora Micheline Tenório cobrou do gestor municipal melhores condições dos postos de saúde e na distribuição de remédios, além da melhoria da atenção básica à população em geral.

Após o encontro desta segunda, uma audiência pública será realizada em União dos Palmares, onde a população deverá ser ouvida sobre os problemas relatados. Posteriormente, poderá ser proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). E caso a medida não surta efeito, o MPE ingressará com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Relembre o caso

O titular da 1ª Vara de Justiça de União dos Palmares, juiz Ygor Vieira de Figueiredo, acionou, no último dia 14, o Ministério Público de Alagoas para investigação em torno da citada lista. O material foi apreendido durante uma diligência da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostas irregularidades em contratos celebrados entre empresas e o poder Executivo municipal.

Figuram na citada lista os nomes de 14 vereadores que seriam agraciados com pagamentos suspeitos e cotas de cargos públicos destinados a assessores. O material teria sido coletado na residência do ex-secretário geral da prefeitura, Edmir Morais.

À Gazetaweb, o magistrado explicou que a desconfiança acerca do suposto esquema surgiu quando sete vereadores que faziam oposição ao prefeito se negaram a participar da CEI que investiga irregularidades nos contratos da Prefeitura.


 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 24
Google News