26/06/2024 03:00:46

Educação
06/01/2014 11:51:56

Sisu registra 418,5 mil candidatos inscritos em 11 horas, diz MEC


Sisu registra 418,5 mil candidatos inscritos em 11 horas, diz MEC
Divulgação

g1 //

 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 418.485 candidatos inscritos às 11h desta segunda-feira (6), segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo de inscrição foi aberto pouco depois da meia-noite e vai até as 23h59 (de Brasília) de sexta-feira (10). Os mais de 5 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 poderão concorrer a uma das vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

 

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram feitas mais 830 inscrições, uma vez que cada candidato pode se inscrever em até dois cursos. São ofertados 4.732 cursos de 115 instituições de ensino superior. As notas de corte de cada curso serão atualizadas diariamente e o estudante pode mudar sua opção até o último momento do prazo de inscrição. Mercadante disse ainda que as notas do Enem, divulgadas na noite de sexta-feira (3) foram acessadas por 4.978.449 acessos

 

Segundo o MEC, o número oficial de vagas disponíveis é 171.401. Levantamento do G1 feito com base nos dados do site sisu.mec.gov.br registrou 171.756 vagas disponíveis.

 

Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante só poderá se inscrever em duas opções. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

 

Na hora de fazer as duas opções, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: pelo sistema de cotas que segue a lei federal, pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas.

 

Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Apesar de as instituições serem obrigadas a oferecer pelo menos 25% das vagas nessas condições no próximo ano, elas são livres para aplicar outras medidas de ação afirmativa em relação às demais vagas. No primeiro semestre de 2013, as universidades federais brasileiras já reservavam, em média, 30% das vagas do Sisu e do vestibular tradicional para cotistas.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News