24/06/2024 08:51:20

Maceió
28/12/2013 23:11:10

Pelo menos duas pessoas morreram no fuga de presos no Cyridião Durval


Pelo menos duas pessoas morreram no fuga de presos no Cyridião Durval
Mulher reconheceu irmao morto pela foto do celular

tudonahora //

erik maia

 

Familiares dos presos do presídio Cyridião Durval, de onde 39 presos fugiram no começo da tarde deste sábado, informam que há entre os fugitivos pelo menos duas mortes, nenhuma delas confirmadas pelos órgãos oficiais do Estado.

 

Após uma tarde de apuração, pouco se avançou sobre as informações confirmadas. Até o momento, a Secretaria de Defesa Social (SDS), confirma a fuga de 39 presos, 13 deles recapturados e cinco foram levados para Hospital Geral do Estado (HGE), dois em estado grave. A assessoria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) informou que pelo menos um dos presos havia sido atingido por disparo de arma de fogo, mas negou houvesse alguma morte confirmada.

 

Ainda assim, uma mulher reconheceu um dos homens que apareceram nas fotos, que circulavam livremente nos celulares dos familiares, como sendo o seu irmão, que estava preso aguardando julgamento.

 

São quatro fotos, em duas delas dois presos aparecem com ferimentos na cabeça, em outra o preso aparece com os braços amarados por uma espécie de corda, feita de tecido.

Além das fotos, uma fonte anônima enviou um vídeo para um grupo de jornalistas, onde mostra dois dos presos feridos, um deles ainda agonizando. Na narração feita pela pessoa que filmou o vídeo, ele próprio diz que os dois presos estariam mortos, e descreve um dele como assassino de policial.

 

A assessoria da SDS informou que os dois presos que aparecem nas imagens estão entre os que foram levados para o HGE. Ela disse ainda que são esses os dois presos que foram socorridos e que estariam em estado gravíssimo.

 

Durante a tarde a movimentação no presídio foi intensa. O secretário de Defesa Social, Dário Cesar, e o superintendente da SGAP, coronel Carlos Luna, estiveram no local, mas não conversaram com a reportagem do TNH1.

 

A todo instante viaturas entravam e saiam do sistema prisional, algumas com pessoas apreendidas para averiguação. Em nota oficial a SDS rebateu a informação divulgada no começo da tarde pelo presidente do sindicatos dos agente penitênciários, Jarbas Souza, que disse a imprensa que 200 presos haviam fugido, leia a nota:

 

NOTA OFICIAL

 

A Secretaria de Estado da Defesa Social – SEDS, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM, vem de público esclarecer à imprensa e à população sobre a ocorrência de fugas no presídio Cyridão Durval, em Maceió, conforme segue:

 

Foi registrada a fuga de 39 reeducandos. As forças policiais recapturaram 13 e destes, 05 foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado - HGE, sendo dois em estado grave.

 

Esclarecemos ainda que são inverídicas as informações repassadas de forma irresponsável pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (SINDAPEN-AL), cujas declarações foram lamentavelmente veiculadas pela imprensa e causaram pânico na população.

 

Ao contrário do que foi publicado nos noticiários, não houve nenhuma morte, assim como também nenhum profissional do Sistema Penitenciário ficou ferido durante as ações de recaptura. As buscas continuam e o policiamento foi reforçado com a utilização de todo aparato policial, inclusive helicóptero.

 

Qualquer informação ou ação suspeita, a população deve entrar em contato, através do número 181, com o Disque Denúncia e passar informações, lembrando que a identidade é preservada.

 

Maceió/AL, 28 de dezembro de 2013.

Secretaria de Estado da Defesa Social – SEDS

Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 388
Notícias Agora
Google News