28/06/2024 13:21:05

Economia
16/12/2013 15:49:28

Bolsa Família supera FPM em cidades de Alagoas


Bolsa Família supera FPM em cidades de Alagoas
Ilustração

tribunahoje //

Ele é divisor de opiniões e motivo de muitas críticas, mas o que muita gente não sabe é que o Bolsa Família, programa de distribuição de renda do governo federal, é responsável pela manutenção de muitas prefeituras alagoanas, chegando, inclusive a superar o repasse Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em queda drástica desde 2011.

Comparando os dois repasses de novembro passado, percebe-se que em muitos municípios a verba do programa social representou cerca de 50% do FPM naquele mês.

Em Craíbas, Sertão do Estado, o montante de recurso do Bolsa Família superou o do FPM: foram R$ 1.046.204,00 do programa social e R$ 980.164,91 de Fundo de Participação, totalizando 106,73%, conforme dados oficiais.No município de Girau do Ponciano, no Agreste, o programa social representou 72,60% do FPM. Nas duas maiores cidades de Alagoas, o Bolsa Família também tem uma participação significativa: em Maceió, o programa injetou 44,78%; e em Arapiraca, o recurso representou 58,16% em comparação com o FPM.

Para o prefeito de Craíbas, Bruno Pedro (PTB), o Bolsa Família é um importante programa social, que também movimenta a economia do município. “É uma injeção de volume na classe menos favorecida, que é distribuído no comércio”, destacou o gestor que sabia que o montante do Bolsa Família era alto, mas desconhecia que ultrapassasse o repasse do FPM, única fonte de sustento de Craíbas.Na opinião de Bruno Pedro, se as famílias do município não recebessem o benefício, a situação seria ainda pior. “Seria mais um problema que a Prefeitura teria que resolver para minimizar as dificuldades das pessoas que vivem à margem da pobreza”, ressaltou.

O prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença (PMDB), também defende que sem o Bolsa Família a situação nos municípios alagoanos seriam ainda pior. “O povo ia passar fome, sem o Bolsa Família. Graças a Deus, em São José da Laje, não registramos esses índices, pois damos toda a assistência, mas sem o programa, seria um caos”, enfatizou o gestor, salientando também a importância do incremento do FPM.

Em São José da Laje, o Bolsa Família representou em novembro deste ano, 50,89% do valor do FPM destinado ao município.




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 396
Notícias Agora
Google News