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Além do recadastramento de senhas dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ocorre todos os anos, o órgão também está realizando, desde maio de 2012, o procedimento denominado Prova de Vida, que deve ser realizado até o dia 28 de fevereiro de 2014.
Os procedimentos podem ser feitos na própria agência bancária em que o segurado tem conta. O objetivo é evitar fraudes. É necessário levar um documento de identidade e cadastrar uma nova senha.
Em Alagoas, existem 470.463 beneficiários cadastrados no INSS, o que gera, segundo dados do órgão, uma folha de pagamento mensal de 380 milhões.
“No Prova de Vida, o banco atualiza os dados cadastrais do segurado, a fim de evitar que pessoas continuem recebendo o benefício no lugar do segurado já falecido”, explicou o técnico de Seguro Social e chefe substituto do Serviço Beneficiário do INSS em Alagoas, Geraldo Henrique Melo.
Ele explica também que o prazo já foi prorrogado uma vez e, caso isso não ocorra novamente, o beneficiário que não fez o Prova de Vida corre o risco de ter os pagamentos cancelados. “Caso ele não compareça até fevereiro de 2014, e não exista outra prorrogação, os benefícios serão suspensos”, alertou.
Ele ressalta que o beneficiário é informado sobre o recadastro por meio do extrato bancário e que nos casos de beneficiários que têm procuradores, o INSS envia um funcionário ao endereço cadastrado, para verificar se ele ainda está vivo.