16/06/2024 20:10:58

Brasil
03/11/2013 22:24:12

Beneficiários do INSS devem se recadastrar


Beneficiários do INSS devem se recadastrar
Divulgação

gazetaweb //

rivadavia dias

 

Além do recadastramento de senhas dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ocorre todos os anos, o órgão também está realizando, desde maio de 2012, o procedimento denominado Prova de Vida, que deve ser realizado até o dia 28 de fevereiro de 2014.

Os procedimentos podem ser feitos na própria agência bancária em que o segurado tem conta. O objetivo é evitar fraudes. É necessário levar um documento de identidade e cadastrar uma nova senha.

Em Alagoas, existem 470.463 beneficiários cadastrados no INSS, o que gera, segundo dados do órgão, uma folha de pagamento mensal de 380 milhões.

“No Prova de Vida, o banco atualiza os dados cadastrais do segurado, a fim de evitar que pessoas continuem recebendo o benefício no lugar do segurado já falecido”, explicou o técnico de Seguro Social e chefe substituto do Serviço Beneficiário do INSS em Alagoas, Geraldo Henrique Melo.

Ele explica também que o prazo já foi prorrogado uma vez e, caso isso não ocorra novamente, o beneficiário que não fez o Prova de Vida corre o risco de ter os pagamentos cancelados. “Caso ele não compareça até fevereiro de 2014, e não exista outra prorrogação, os benefícios serão suspensos”, alertou.

Ele ressalta que o beneficiário é informado sobre o recadastro por meio do extrato bancário e que nos casos de beneficiários que têm procuradores, o INSS envia um funcionário ao endereço cadastrado, para verificar se ele ainda está vivo.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 364
Notícias Agora
Google News