17/06/2024 03:52:42

Atalaia
22/10/2013 01:59:56

Servidores da cidade de Atalaia, AL, estão há quatro meses sem salário


Servidores da cidade de Atalaia, AL, estão há quatro meses sem salário
Servidores municipais realiozam protesto em Atalaia

g1-al //

 

Quatro meses sem salários. Esse é o tempo que muitos funcionários do município de Atalaia, interior de algoas, estão sem receber da prefeitura. Inconformados com a situação, cerca de 50 servidores estiveram, nesta segunda-feira (21), na sede do Ministério Público (MP), no bairro do Poço, em Maceió, para cobrar o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em junho deste ano, onde o prefeito do município, Manoel da Silva Oliveira (PTB) se comprometeu em pagar os salários atrasados dos servidores.

 

De acordo com o representante do sindicato dos professores, João Melo, os professores estão há dois meses sem receber seus salários, já os aposentados e servidores da administração estão há três e quatro meses respectivamente. “Ele não cumpriu o que ficou acordado no TAC. Há meses que ele não paga em dia. Muitos professores não vieram aqui temendo represálias”, afirma.

 

Aos 78 anos a aposentada Maria Luíza da Silva diz que precisa pedir comida aos amigos da rua onde mora. “É muito humilhante. Dediquei anos da minha vida e hoje passo fome. Nem gás para cozinhar eu tenho. Estou sem receber dinheiro há três meses e tenho que mendigar”, lamenta.

 

Representantes da categoria estiveram reunidos com o procurador Sérgio Jucá, que se comprometeu em analisar os termos do TAC e tentar fazer uma auditoria nas contas do município. “Ele disse que iria ver os dados dos processos para cobrar essa auditória. Nós mostramos pelos extratos bancários que o prefeito não está horando com o TAC”, frisa o presidente do Sindicato, Fábio Cirilo.

 

No dia 25 de junho os servidores da Saúde e da Educação da cidade de Atalaia fizeram um protesto pelas ruas da cidade para cobrar o pagamento dos salários atrasados. Eles reivindicam ainda a implantação do Plano de Cargos e Carreiras e denunciam a falta de estrutura para trabalhar e o descaso da prefeitura.

 

À reportagem do G1 o prefeito Manoel da Silva disse que está cumprindo as regras do TAC e que tem até o dia 10 de janeiro para pagar o que foi acordado. Segundo ele, o município tem 1.019 funcionários e que apenas 80 deles estão com atrasos de salários. “Teve uma queda no repasse que é feito ao município e que não deu para pagar a folha de todos. Na última sexta-feira fiz o pagamentos dos aposentados que recebem até R$ 2.100”, conclui o prefeito que ainda diz que ''quem está sem receber há mais de dois meses não é funcionário da prefeitura''.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 365
Notícias Agora
Google News