17/06/2024 12:15:07

União dos Palmares
14/10/2013 16:15:05

União dos Palmares pode perder Matadouro Regional para Viçosa, mesmo com o projeto já pronto e a verba disponibilizada


União dos Palmares pode perder Matadouro Regional para Viçosa, mesmo com o projeto já pronto e a verba disponibilizada
O matadouro público no dia da cheia em 2010

Uma fonte informou a editoria deste site de informações que assessores do governador de Alagoas e provável candidato a senador Teotônio Vilela na eleição de 2014 teria radicalizado contra o projeto da construção do Matadouro Regional em União dos Palmares ‘pelo fato de inviabilizar outros matadouros no município de Rio Largo’, apesar do projeto já estar pronto, aprovado pela ADEAL e a verba de oito milhões já estar disponível pelo ‘Programa da Reconstrução’ que foi elaborado para reconstruir as perdas dos municípios atingidos pela cheia de 2010.

O antigo matadouro público de União dos Palmares destruído pela intempérie foi construído na década de 30 e resistiu a diversas enchentes, fato que pode, segundo pessoas entendidas em construção haver enfraquecido sua estrutura. Foi citada, por exemplo, a cheia de 1969 quando uma tromba d’água se abateu sobre o município de São José da Laje a atingiu vários municípios alagoanos, inclusive União.

Segundo a informação, o secretário de Agricultura de União dos Palmares Dr. Lucas Pedrosa já teria mantido contato com o empresário-deputado João Lyra que teria cedido uma área de 5 hectares no acesso a Fazenda Bequinho a 3,5 quilômetros do centro comercial de União. Toda documentação já teria sido entregue ao IMA e a ADEAL e o Matadouro Regional abasteceria as cidades de Messias, Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara e Colônia Leopoldina. Criaria cerca de 100 empregos diretos e indiretos e geraria divisas para o município através de impostos, além de se localizar na margem da BR-104 em excelente estado de trafegabilidade.

‘Apesar de todos estes benefícios, o pretexto governamental é que a economia de Rio Largo não pode sofrer esta baixa, e que o Matadouro poderia ser implantando na cidade de Viçosa, terra natal do atual Governador Teotônio Vilela e do Ministro dos Esportes deputado federal alagoano Aldo Rabelo eleito pelo estado de São Paulo.

Lideranças políticas locais estão-se movimentando no sentido do impasse ser superado, e um vereador disse na tarde desta segunda feira a reportagem da TRIBUNA UNIÃO que ‘a se concretizar o veto governamental com relação a instalação do Matadouro Regional em União, pretendo reunir meus pares e ingressar com uma ação publica na Justiça além de acionar a bancada federal de Alagoas em Brasília através dos deputados e dos senadores Benedito de Lira e Fernando Collor’ disse o legislador.

redação //


Galeria




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 368
Notícias Agora
Google News