28/09/2024 20:10:00

Alagoas
02/10/2013 09:37:43

Escutas revelam presidiários comandando crimes em Alagoas


Escutas revelam presidiários comandando crimes em Alagoas
Foto Ilustrativa

gazetaweb //

 

Detentos do sistema prisional de Alagoas comandam ações criminosas de dentro da cadeia. Escutas telefônicas revelam as negociações entre os prisioneiros e os comparsas que estão fora do presídio. Os áudios das conversas foram mostrados pela reportagem da TV Gazeta , nessa terça-feira (1º).

Dentro do sistema prisional, o presidiário conhecido como “Vaqueirinho” faz encomendas de carros para seu parceiro de crime, o “Tripa”. “Tô precisando de uma Amarok preta, uma Pickup Strada e de um Corolla. E uma Pickup Nissan, se for preta também, entendeu?", diz Vaqueirinho na gravação.

“Vaqueirinho” também dá os comandos para o roubo dos veículos. “Tem que fazer, pô, uma equipe de três em três, entendeu?”. Ele ainda lista mais três modelos de carros para roubo: “Uma caminhonete Hillux, Amarok e L200, entendeu? Essas três aí se é pra pegar, pega de todo jeito. Acima de 2011, acima, pega!”, disse.

Em uma outra ligação, “Tripa” entra em contato com um outro criminoso, chamado Pedro, e combina um outro esquema para assalto. Os criminosos fazem um esquema de se passar por interessados em uma vaga de emprego para roubar estabelecimentos. “Aí o cara tem que chegar lá pra botar um currículo, entendeu? Mete uma bequinha e diz tô precisando de um trabalho”, explicou Tripa. Durante uma nova conversa, Pedro liga para outro comparsa, Sidney, e pede que ele o ajude a guardar uma motocicleta roubada.

O juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, apontou falhas no sistema prisional e lamentou que objetos proibidos continuem sendo introduzidos nos presídios. O juiz declarou que existem facilitações para a entrada de aparelhos celulares. “Eles dão entrada através dos próprios familiares dos presos, que por sinal recebem uma revista um tanto quanto rigorosa, mas existe uma facilitação de agentes públicos que não só facilitam como muitas vezes introduzem os produtos proibidos”, disse em entrevista ao AL TV 2ª edição.

O secretário de Defesa Social, Dario César, disse que um novo equipamento vai auxiliar nas varreduras do sistema prisional. O equipamento deve ser adquirido ainda este ano, e irá bloquear as chamadas e os números. A Superintendência Geral de Administração Penitenciária declarou que ainda não foi notificada sobre as escutas telefônicas.

Prisões

Durante uma operação realizada na manhã dessa terça-feira (01), policiais civis e militares prenderam 14 pessoas acusadas no envolvimento de roubo à veículos, estabelecimentos comerciais e residências. Entre os presos estão “Tripa” e Pedro. A Secretaria de Defesa Social afirmou que a s escutas facilitaram as investigações que duraram dois meses.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 28
Google News