16/06/2024 01:17:46

Saúde
28/09/2013 23:41:07

Em Todo Negativo, Existe Algo Positivo


Em Todo Negativo, Existe Algo Positivo
Dr. Jacinto Martins de Almeida

dr.jacintomartins //

 

Coisas inesperadas e desagradáveis nos acontecem, e no momento em que essas coisas desagradáveis acontecem, chegamos até a pensar que somos pessoas  azaradas e que Deus se esqueceu de nos dar sua proteção.

Na realidade, acaso, sorte ou azar, não existem no plano físico; só existem no plano mental através dos nossos pensamentos. Estes termos (sorte, acaso, azar) são usados por nós em determinados momentos como mecanismo de defesa do EGO chamado de racionalização, para justificar algo que não tem justificativa plausível. Portanto, as coisas que nos acontecem não é obra do acaso, sorte ou azar; simplesmente aconteceram porque tinham que acontecer ou contribuímos para que acontecesse.

Para as pessoas que se acham “azaradas” ou que acham que foram vítimas de “azar”; eu diria que o “azar” é muito relativo, ou seja, uma mesma coisa que foi motivo de “azar” num determinado momento, num determinado contexto, pode se ser motivo de “sorte” em um outro momento, em um outro contexto. Isso quer dizer que, o “azar” pode vir a ser motivo de “sorte”.

Existe uma antiga metáfora, muito conhecida e utilizada pelas pessoas em momentos de frustração, impotência ou conformismo, que diz: NÃO EXISTE MAL, QUE NÃO TRAGA UM BEM. Parece até ilógico, irracional, afirmar que UM MAL, PODE TRAZER UM BEM. Porem neste caso, não estamos lidando com a lógica, estamos lidando com o tempo, com situações, com contextos. Portanto, dependendo do contexto, O MAL PODE SE TRANFORMAR NO BEM, O “AZAR” EM “SORTE”, E O NEGATIVO EM POSTIVO.

Para entender como isso pode ser possível acontecer e levar uma reflexão futura, leia o texto abaixo:

Certa estória chinesa muito antiga do taoísmo fala de um camponês que habitava numa aldeia muito pobre do interior. Era considerado bem de vida porque possuía um cavalo que usava para arar a terra e como meio de transporte. Um dia seu cavalo fugiu. Todos os vizinhos exclamaram que isso era um AZAR terrível; o camponês disse simplesmente: “Talvez”.

Alguns dias depois, o cavalo voltou e com ele trouxe mais dois cavalos selvagens. Todos os vizinhos alegraram-se com sua boa SORTE, mas o camponês disse simplesmente: “Talvez”.

No dia seguinte, o filho do camponês tentou montar num dos cavalos selvagens; este o lançou por terra e o rapaz quebrou a perna. Os vizinhos todos se condoeram com o seu AZAR, mas novamente o camponês disse: “Talvez”.

Na semana seguinte, os oficiais da convocação militar vieram até a aldeia para recrutar jovens para o exercito. Rejeitaram o filho do camponês porque estava com a perna quebrada. Quando os vizinhos comentaram como tinha SORTE, o camponês respondeu: “Talvez”.

Portanto, é bom lembrar: EM TODO NEGATIVO, EXISTE ALGO POSITIVO; MAS SÓ VAMOS NOS DAR CONTA DESTE POSITIVO ALGUM TEMPO DEPOIS.

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

Especialista no Tratamento ede Dores Medos e Traumas

 




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 314
Notícias Agora
Google News