28/09/2024 07:20:03

19/04/2008 00:00:00

Trabalho e Emprego


Trabalho e Emprego
A Secretaria de Estado de Educação e do Esporte publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, o edital nº 02/2008, que rege as normas da seleção simplificada de professores para escolarização do 1º segmento da modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Projeto Saber. O processo seletivo será executado pela Superintendência de Gestão da Educação Básica e Diretoria de Educação de Jovens e Adultos.

Para o coordenador do Programa de Atendimento de Espaços Alternativos, Leilson Oliveira do Nascimento, a intenção desse projeto é atender a população em espaços onde não há escolas da rede pública. “Serão oferecidas cerca de 610 vagas para professores e 65 para apoio pedagógico, distribuídas para 97 dos 102 municípios alagoanos”, disse.

Os professores receberão de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O professor terá uma remuneração equivalente a R$ 450,00, trabalhará 20h por semana; 3h por dia em local fixo. Já o apoio pedagógico vai receber R$ 650,00 e terá a mesma carga horária semanal. Entretanto, fará um trabalho itinerante, onde poderá atuar em até 10 salas, ou seja, espaços diferenciados”.

Leilson Oliveira garante que todos os alunos matriculados nesses espaços alternativos pertencem a uma escola-pólo determinada por uma Coordenadoria de Ensino (CE). “A partir do momento em que estão matriculados, passam a ser alunos do Estado e têm as mesmas garantias de um aluno que estuda em um espaço regular. A ideologia do projeto é utilizar espaços cedidos pela sociedade civil organizada e fazer o chamamento dos alunos que estão fora da sala de aula. Por isso, utilizamos os espaços da Ongs, associações de moradores, igrejas, movimentos sociais e empresas privadas. As salas alternativas só não podem funcionar em casas particulares”, assegura Leilson.

Retrospecto – Anualmente, o Projeto Saber chega a matricular cerca de 15 mil alunos. Eles têm carga horária equivalente a 600 horas, em 200 dias letivos, 3 horas por dia. Mais de 100 mil alunos já passaram por esta modalidade desde o ano de 2001.

Os professores que forem contratados para ministrar aulas no primeiro segmento da modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Projeto Saber terão um contrato com a duração máxima de dois anos, que se inicia em junho deste ano e vai até fevereiro de 2010. Os interessados precisam ser graduados em Pedagogia ou o curso médio normal.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 5 de maio a 9 de maio. Os candidatos interessados devem procurar as Coordenadorias de Ensino (da 1ª a 14ª CE, a 15ª não participa), no horário da 8h às 17h, apresentar documentação pessoal, comprovação de escolaridade, não possuir vínculo empregatício de mais de 20h em outra instituição e responder a uma entrevista escrita contendo 10 perguntas referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
com agência alagoas


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 27
Google News