16/06/2024 15:14:02

Maceió
14/09/2013 09:30:15

Fiscalização aponta irregularidades em metade das academias de Maceió


Fiscalização aponta irregularidades em metade das academias de Maceió
Foto Ilustrativo

g1-al //

 

Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF)  revelou que quase metade das academias de Maceió estão irregulares. Após notificarem várias vezes, fiscais da Vigilância Sanitária e representantes do conselho resolveram acionar o Ministério Público Estadual.

 

“O fiscal do conselho encontrou várias academias, assim como profissionais, em situação irregular. Fizemos um trabalho de orientação, procuramos a Vigilância Sanitária e ano passado mandamos, se eu não me engano, 40 ofícios solicitando a interdição das academias e a regularização dos profissionais. Nos estabelecimentos onde não tem fiscalização da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] é onde ocorre o maior número de utilização de esteroides anabolizantes. Não há condições para a prática de atividades físicas, o maquinário é insuficiente e a falta de higiene, grande. Se você trabalha com saúde, você tem que dar qualidade”, expõe o presidente do CREF, Stanley Magalhães.

 

Segundo o agente de fiscalização do conselho, Antônio Neto, durante as inspeções foram encontradas situações em total desacordo com as condições mínimas exigidas para o funcionamento, entre elas, falta de estrutura e de profissionais com diploma. Algumas irregularidades foram registradas em fotos. Das 300 academias do estado, apenas 160 funcionam dentro do que o conselho e a vigilância sanitária exigem.

 

“Quando não encontramos profissionais para orientar as atividades, o procedimento é solicitar a suspensão das atividades até que se tenha o quadro profissional adequado, que é o básico. Após serem feitas as fiscalizações, nós entramos em contato com os órgãos pertinentes e encaminhamos ofício informando que eles estão cometendo um crime hediondo, que é funcionar sem alvará sanitário”, explica Neto.

 

O MP recebeu a lista de academias irregulares e informou que abrirá um processo de investigação. “Vamos notificar a Vigilância Sanitária para fazer uma permanente fiscalização e averiguar a veracidade disso. Eles [os donos das academias] terão que justificar o que tem no processo, como aparelhagem enferrujada e sanitários inadequados", garante o promotor Mário Augusto Soares Martins.

 

Por meio da sua assessoria, a Vigilância revelou que realiza fiscalizações diárias nas academias, mas nenhuma foi autuada até o momento.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 321
Notícias Agora
Google News