30/06/2024 00:32:27

Municípios
13/06/2013 20:29:44

Atalaia: PF investiga fraude no programa Bolsa Família


Atalaia: PF investiga fraude no programa Bolsa Família
PF em Atalaia apura denuncias

valeagora //

tribunahoje - andrezza tavares

 

A notícia de que nove beneficiários do Bolsa Família no município de Atalaia teriam sido doadores de campanha do prefeito eleito Manoel Oliveira, o professor Mano (PTB), e de seu vice, Élvio Brasil (PTB), deixou de ser uma simples denúncia para virar inquérito policial, instaurado pela Polícia Federal, desde o dia 31 de maio, após parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).

 

O presidente do inquérito, o delegado federal Marco Antônio, disse, ontem, que já solicitou do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) uma fiscalização em todos os benefícios do município, referente ao ano de 2012, para constatar se houve ou não a fraude.

 

“Embora a denúncia se refira à nove famílias, precisamos saber se houveram fraudes também com outros benefícios, já que a denúncia aponta suposta troca de favores para obter votos”, confirmou o delegado, ressaltando a competência do órgão para tal averiguação.

 

Ao mesmo tempo que a PF instaurou o inquérito policial para apurar as denúncias de fraude, a Controladoria Geral da União, em Alagoas (CGU/AL), também faz uma fiscalização do Programa Bolsa Família, em Atalaia.

 

Embora o chefe da CGU, em Alagoas, tenha afirmado que a auditoria que está sendo realizada no município é uma demanda solicitada por Brasília, Claudio Vilhena, disse apenas se tratar de uma ação normal e não confirmou se tal fiscalização era decorrente da denúncia de fraude.

 

Ao ser informado pela reportagem sobre a fiscalização da CGU em Atalaia, o delegado Marco Antônio adiantou que vai solicitar ao órgão, que ao final da fiscalização encaminhe cópia do relatório para subsidiar as investigações. “Se confirmada a fraude chamaremos os envolvidos para prestar esclarecimentos, inclusive o prefeito e o vice-prefeito citados na denúncia como intermediadores da suposta fraude”, revelou Marco Antonio.

 

A vereadora Marta Albuquerque (PSD), autora da denúncia, pede a punição dos envolvidos pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, tráfico de influência e falsidade ideológica. Representações relatando a suposta fraude foram encaminhadas a diversos órgãos como: PF, MDS, Ministério Público Estadual, CGU e Coordenação Estadual do Bolsa Família, para que fossem apuradas os delatos.

 

Nove beneficiários do Programa Bolsa Família, em Atalaia, apareceram na lista de doadores da campanha do prefeito eleito em 2012. Os valores doados variavam de R$1.600 a R$2.100, e em muitos casos, é referente ao total do benefício no ano de 2012.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News