01/07/2024 23:51:55

Saúde
28/05/2013 15:35:26

Amar e Amar-se


Amar e Amar-se
Dr. Jacinto Martins de Almeida

dr.jacintomartinsdealmeida //

 

A palavra amor deriva-se do latim (amor) e pode ter vários significados na língua portuguesa. Pode significar: paixão, atração, afeição, desejo, satisfação, inclinação, querer bem, libido, compaixão ou misericórdia.No entanto, a definição desse sentimento por palavras é muito difícil, porque o amor se sente. Este sentimento não precisa pedir licença, ou marcar o dia e a hora para entrar no nosso coração, ele simplesmente entra; não sabemos como, só sabemos que o sentimos. É como o sol; não sabemos nada sobre o sol, mas sentimos o seu calor.

Existem vários conceitos para se definir o amor. Apesar de todos os dados existentes e imprescindíveis para o conhecimento do mesmo, nunca vamos nos satisfazer completamente com quaisquer que sejam as definições que nos seja apresentada; sempre iremos achar que falta algo mais. Por isso, a definição do amor se torna sempre controversa e subjetiva.

O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

Na Psicologia, o amor é definido como sendo, não simplesmente o gostar em maior quantidade, mas sim, um estado psicológico qualitativamente diferente. Isto porque, "ao contrário do gostar, o amor inclui elementos de paixão, proximidade, fascinação, exclusividade, desejo sexual e uma preocupação intensa."

Muito bem, estamos falando de amar. Então faço a seguinte pergunta: podemos amar alguém se a gente não se ama?

Quem viajou de avião, já presenciou a(o) comissária(o) de bordo dando instruções de segurança através de mímicas, enquanto vai se ouvindo o som que vem dos alto-falantes. Entre as instruções, tem uma que diz mais ou menos assim: EM CASO DE DESCOMPRESSÃO, AS MÁSCARAS DE OXIGÊNIO CAIRÃO; COLOQUE-AS PRIMEIRO EM VOCÊ, E DEPOIS NAS CRIANÇAS. Porque primeiro colocar em nós e depois nas crianças? Simplesmente, porque precisamos está bem para as ajudarmos; se estivermos morrendo sufocados, não temos como ajuda-las. Essa mesma regra, também se aplica ao AMOR.

Para amarmos alguém é necessário a gente se amar primeiro. Quem não se ama primeiramente, dificilmente conseguirá desenvolver uma relação harmoniosa,sem tantos conflitos e brigas.O amar-se primeiramente implica cuidar-se em todos os sentidos e aspectos, um deles é a auto-aceitação; isso se consegue quando sabemos o que somos e o que queremos de verdade, o que quero fazer de minha vida?Que sonhos e projetos iremos plantar e cuidar em construir daqui pra frente?

Assumir a nós mesmos; significa libertarmos das antigas amarras que nos prendiam.Assumir o que somos e o que queremos é uma tarefa das mais ousadas e difíceis, tudo é autoestima.Parece que todos têm realmente medo de expressar, medo de liberar os verdadeiros sentimentos.Amar ou sentir algo muito forte por alguém.

Quem não se ama, não consegue está de bem consigo mesmo e dificilmente conseguirá manter uma boa relação com o outro. Quem não sabe se cuidar, ou amar-se, será que poderá cuidar e amar o outro? Creio que não! Tudo é uma questão de autoestima, tudo começa dentro de nós, só refletimos externamente o que somos internamente, nossos estados psicológicos criam nossa realidade, somos resultados de nossos estados internos e quanto melhor estivermos psicologicamente, emocionalmente, melhor será nossa relação interpessoal (com as outras pessoas) e intrapessoal (consigo mesmo).

 Relações das mais diversas poderiam ser bem mais descomplicadas se cada um aprendesse a se valorizar e amar-se primeiramente, pois verdadeiramente quem não se ama, dificilmente saberá ou conseguirá amar o outro; cobranças, ciúmes e sensações de insegurança serão constantes na relação, além de outros sentimentos que desencadearão em brigas e até separação.

Talvez quem estiver lendo esse artigo pode até questionar. Amar-se em primeiro lugar não é egoísmo? Não, não é. Egoísmo é ficarmos alheio ao que acontece ao nosso redor, sermos frio, impiedoso ou querer anular e subjugar o outro. Amar-se em primeiro lugar é está de bem consigo mesmo, é autoestima elevada, é seguir o primeiro passo ou caminhada rumo à felicidade, quem pensa que vai ser feliz amando e se entregando totalmente á outra pessoa se esquecendo de si mesmo está equivocado e não me parece ser atitude inteligente, quem já passou por essa experiência sabe muito bem o que estou dizendo, sabe muito bem o desfecho desse filme.

Portanto, qualquer que seja o relacionamento o primeiro passo é aprendermos a nos amar em primeiro lugar.

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo/Psicanalista/Hipnólogo/Acupunturista

ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE MEDOS E DORES

 

 




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 398
Notícias Agora
Google News