06/07/2024 14:30:09

Municípios
20/05/2013 18:32:17

Casa de ex-gestor de São José da Laje é alvo de ação de busca e apreensão


Casa de ex-gestor de São José da Laje é alvo de ação de busca e apreensão
Documentos apreendidos pela Justiça na casa de 'Dudui'

gazetaweb //

assessoria

 

A residência do ex-prefeito do município de São José da Laje, distante 98 km de Maceió, foi alvo de ação de busca e apreensão de documentos públicos, na última quinta-feira (16), depois de a assessoria jurídica do atual prefeito, Rodrigo Valença (PMDB), não conseguir, ainda em outubro do ano passado, acesso a informações relativas à gestão anterior.

Segundo o novo gestor, como o ex-prefeito Márcio José da Fonseca Lyra, o Duduí (PP), não teria aceito o pedido para a devida transição, 'não restou à atual administração outra alternativa a não ser recorrer à Justiça', para se evitar 'a descontinuidade dos serviços públicos' naquele município.

A medida fora adotada, ainda segundo a assessoria do prefeito eleito, porque a ex-gestão não respondeu à solicitação feita, inicialmente, por meio de ofício encaminhado ao então prefeito e a secretários, para a devolução de documentos públicos 'eventualmente em suas posses'.

Na última quinta, conforme nota da assessoria da Prefeitura de São José da Laje, a procuradora geral do município, Roseli Matias, recebeu toda a documentação apreendida na residência do ex-gestor e das ex-secretárias de Educação e Assistência Social.

Dentre as documentações públicas apreendidas estão documentos relativos a possíveis credores, a exemplo do Banco do Brasil e da Eletrobras Distribuição Alagoas, sendo que alguns deles ainda não foram identificados, segundo relato da assessoria jurídica da Prefeitura.

De acordo com a nota encaminhada à imprensa nesta segunda-feira (20), também foram detectadas ordens de serviço e contratos administrativos oriundos de licitação, na modalidade carta convite, sem assinaturas do então prefeito Duduí, notas fiscais e empenhos sem referência a processos administrativos, além de muitas despesas com diárias.

Toda a documentação apreendida, segundo a prefeitura, será objeto de auditoria. E após a conclusão de relatório da auditoria, caso seja constatada alguma ilegalidade, serão adotadas as providências necessárias para possível ressarcimento ao erário, com a responsabilização cível e criminal dos responsáveis 'pela malversação do dinheiro público'.

Na nota, a equipe do prefeito Rodrigo Valença afirma ainda enfrentar problemas – passados quase cinco meses da atual gestão – administrativo, financeiro e contábil, 'muitos de difícil solução em curto prazo', atribuindo tais dificuldades 'à falta de transparência da gestão anterior'.

A Gazetaweb buscou contato com o ex-prefeito Márcio Lyra, o Duduí, mas não obteve êxito.


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 407
Notícias Agora
Google News